[update]Volkswagen ID.Buzz e ID.Buzz Cargo apresentados

Enfim temos o novo Volkswagen ID. Buzz, a antecipada versão moderna elétrica da Combi aka "Pão de Forma": algo que esperamos há 11 anos! Sim, 11 anos - tivemos o Microbus em 2001, New Bulli em 2011, Budd-E em 2016 e o concept ID.Buzz em 2017 para termos enfim a versão final em 2022. A mais longa campanha de teasing de sempre - este é o Volkswagen ID. Buzz de passageiros e ID. Buzz Cargo para os profissionais.


Exteriormente mantem muito do look vintage com o perfil quase cubico, rodas puxada para as extremidades, grelha dianteira em V e pintura bicolor (infelizmente opcional) com tons muito alegres e joviais. Um enorme para-brisas, grande quantidade de vidro e os pilares D que recordam as aberturas de ar para o motor traseiro arrefecido da "Pão de Forma" completa a imagem. A tampa da mala é enorme de abertura vertical dividida com uma barra luminosa dividindo a pintura de duas cores - amarelo para mim.





Ambas ID. Buzz e ID. Buzz Cargo são baseados na mesma plataforma MEB dos ID.3 e ID.4, mas com uma maior distancia entre eixos - mais 22 centímetros para ser exato para um total de 2 metros entre eixos e 4,71 metros de comprimento total (mais 13 centímetros que ID.4). Dependendo do nível de equipamento poderá ter jantes de 18 a 21 polegadas.

O interior é agradável e jovial, mas mesmo assim familiar com os ID.3 e ID.4 - temos o mesmo ecrã táctil do sistema multimédia (10 ou 12 polegadas) no centro do tablier, comandos via superfícies tácteis, conjunto de instrumentos digital de 10 polegadas e outros detalhes. As versões base devem ter cores interiores mais cinzentonas.




Na versão de passageiros recebe atrás um assento rebatível 60-40 e não assentos individuais, capazes de deslizar em carris 15 centímetros num fundo completamente plano graças às baterias no fundo. O ambiente é arejado, colorido e luminoso, com inúmeros arrumos e portas USB-C por todo o interior.

No lançamento a versão de passageiros estará apenas disponível com 5 lugares, estando prevista para 2023 uma versão de 7 lugares com uma maior distancia entre eixos mas poderá ser apenas para o mercado norte-americano. Nesta versão curta com os 5 lugares recebe uma bagageira de 1.121 litros.


E o ID.Buzz Cargo?
O aspeto da versão Cargo não muda relativamente à versão passageiros, apenas adotando cores mais sóbrias, apenas leva 3 ou 2 passageiros à frente e toda a área traseira foi convertida para carga: 3,9 metros cúbicos, área para 2 euro-paletes e 650 quilogramas de peso. De série apenas a porta traseira do lado do passageiro dianteiro é de correr mas é possível ter por opção também porta de correr do lado do condutor. 





A tampa da mala pode ser de peça única de abertura vertical ou dividida em 2 portas de abertura lateral. Apenas terá jantes de aço de 18 polegadas.


Finalmente
Inicialmente, quer a versão passageiros quer a versão carga, vão estar disponiveis apenas com um motor traseiro de 204 cavalos alimentado pela bateria de 77 kWh que deve chegar para fazer 400 quilómetros - a Volkswagen ainda não deu números WLTP oficiais. Mais adiante deverá chegar a versão com 2 motores elétricos e com uma bateria maior, mas ainda nada confirmado. De série é compatível com carregamento rápido DC até 170kW capaz de repor 80% da carga em 30 minutos, compatível com AC até 11kW e capaz de carga bidirecional o que é possível alimentar a sua casa com a bateria do ID. Buzz - se tiver a wallbox certa claro.

Produção arranca no primeiro semestre de 2022 com as entregas apenas a decorrerem em Setembro 2022.
update 20-06-2022

0 comentários: