[update]Novo Honda Civic e:HEV hibrido apresentado

Este é o novo Honda Civic hatchback (que já tinha sido apresentado, o sedan já está à venda nos EUA), mas enfim temos detalhes da versão hibrida e:HEV que vai ser a única disponível na Europa à venda no Outono - será a 11ª geração deste modelo que celebra 50 anos em 2022. Sim, cada vez mais raro mas NÃO temos um novo suv mas um novo hatchback de 5 portas.

Já conhecíamos o design bastante mais...agressivo, viril mesmo - temos um capot longo mais baixo com o habitáculo puxado para trás, distancia entre eixos aumentada (em 35 milímetros), uma traseira que não desce mas mergulha quase e vias alargadas que nem músculos completam a imagem. É bastante grande - com 4,52 metros de comprimento tem mais 15 centímetros que o novo Peugeot 308!





O interior a apresentação é simples - incluindo, imaginem, botões físicos para a climatização! Mesmo assim recebe o sistema multimédia da Honda dotado de um processador mais rápido com um ecrã de 9 compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fios mais acima do tablier a complementar o conjunto de instrumentos digital de 10,2 polegadas à frente do condutor.


Debaixo do capot temos o sistema e:HEV que já conhecemos mas que combina um novo 4 cilindros atmosférico de 2 litros de injeção direta e ciclo Atkinson ajudado por 2 motores elétricos compactos debitando um total de 184 cavalos e 315 Nm de binário. Infelizmente apenas estará disponível com uma caixa CVT. Este sistema é capaz de alternar entre hibrido em série e paralelo e elétrico: a baixas velocidades e por pouca distancia o Civic move-se apenas em modo elétrico com a energia da bateria, depois o motor a combustão arranca para carregar a bateria mas apenas o motor elétrico move as rodas e a velocidade mais elevadas o motor a combustão aciona as rodas diretamente. Esta motorização inclui uma nova unidade controlo elétrico Intelligent Power Unit que a Honda diz ser mais pequena, mais leve e maior densidade elétrica.

Este sistema e:HEV tem no Civic 4 modos de condução - Eco, Normal, Sport um modo personalizável Individual. Todos alteram a configuração do motor, transmissão e o display do conjunto de instrumentos digital de acordo com as vontades do condutor.

update 11-01-2023

0 comentários: