Mercedes aceita responsabilidade condução autónoma

Como escrevi antes a Mercedes esta a preste a comercializar o seu novo sistema Drive Pilot de condução autónoma de nível 3 nos novos Classe S e EQS - e antes que os fãs da Tesla se queixem: o sistema da Tesla é de nível 2. Mas um dos pontos importantes é que a marca está preparada para aceitar responsabilidade legal por acidentes envolvendo os seus automóveis em que este sistema esteja activado.

Mas com limites bastante apertados: a Mercedes diz que só aceita responsabilidade se for resultado de uma falha da sua tecnologia e se o condutor estiver "atento" (ou seja se o carro dizer para ele retomar o controlo e por alguma razão não o fazer). Este sistema começara por apenas funcionar em determinada zonas das auto-estradas alemãs até 60 km\h mas depois começara a alargar com o assegurar da fiabilidade e segurança do sistema.

A Mercedes é o primeiro construtor automóvel a atingir as exigências legais para os sistemas de nível 3. O governo alemão autorizou a tecnologia em 2021 e os primeiros automóveis com esta versão do Drive Pilot devem em breve a começar a sair das linhas de produção.

0 comentários: