Adeus Renault Sport

Escrevi recentemente sobre alguns dos óbitos automóveis de 2021 e esqueci-me de incluir um que quero agora referir: a Renault Sport deixou de existir a 31 de dezembro 2021 após 45 anos de atividade. Mas que nem uma fênix motorizada renasce como a Alpine para continuar a tarefa dos Renault desportivos e enquanto esperamos os novos modelos que tal recordar alguns dos "greatest hits" da Renault Sport?

1976 - Renault Sport fundada
No mesmo ano em que nasci a Renault reorganiza as suas atividades desportivas e para os circuitos cria a Renault Sport com o objetivo de desenvolver o Renault R.S.01 para a Formula 1. 
Mas em 1995 lança o seu primeiro automóvel de estrada: o Renault Sport Spider.


Renault Sport Spider
Em 1995 a fábrica da Alpine em Dieppe foi convertida para a produção do Renault Sport Spider, uma "barchetta" de 2 lugares com o 4 cilindros de 2 litros com 150 cavalos do Clio Williams em posição central para 930 kg de automóvel.

Teve um trofeu monomarca e uma versão de estrada disponível com e sem para-brisas. Com um tiro de partida destes...


Renault Clio RS
O Clio teve um papel importante na Renault Sport com várias variantes ao longo dos anos - começaram com Clio2 RS com 172 e 182 cavalos, depois acharam boa ideia colocar um V6 no lugar do assento traseiro para as 2 gerações do Clio V6 e desde então cada geração até à atualidade de Clio continua a ter uma versão RS.


Renault Mégane RS
Para expandir a sua oferta a Renault Sport "atacou" desde a segunda geração do Megane com versões mais radicais que conseguiram estabelecer recordes para a sua classe no Nürburgring. 
O ultimo foi o Mégane 4 RS Trophy-R.


Renault Twingo RS
Alem de crescer para cima a Renault Sport também apimentou o mais pequeno dos Renault produzindo o Twingo RS de 133 cavalos caraterizado por muitos, incluindo um certo Jeremy Clarkson, como um dos melhores desportivos de sempre.


Alpine A110 e o futuro elétrico
Depois de muitas falsas partidas a Alpine renasce em 2017 com o novo A110 e rapidamente se coloca a questão que uma marca não pode ter vários ramos desportivos a competirem entre si. 
Recentemente a Renault decidiu que a Alpine ira substituir a Renault Sport em todos os modelos dos circuitos (já o fez na Formula 1 e Endurance) e na estrada com uma gama elétrica em 2025.

0 comentários: