[update]Novo Toyota bZ4X apresentado

Depois da algum teasing a Toyota enfim apresenta o seu primeiro 100% elétrico de bateria - este é o Toyota bZ4X que chegará aos concessionário em 2022. A designação "bZ" são as iniciais de "Beyond Zero" e este 4X será o primeiro do novo capítulo de automóveis 100% elétricos, o primeiro de 15 previstos até 2025, que vão ser vendidos em paralelo com as restantes motorizações a gasolina, hibridas e a hidrogénio. E antes que alguém refira o Lexus UX 300e esse é uma conversão de um modelo a combustão para elétrico enquanto o bZ4X é elétrico de raiz.
Exteriormente o bZ4X mantem muito do concept com detalhes do RAV4, C-HR e mais recente AygoX com uma frente inspirada num tubarão em cima de jantes de 20 polegadas.


No interior temos 5 lugares, bastante espaço (que segundo a Toyota é equivalente ao do Camry) e graças à colocação das baterias em baixo o fundo do habitáculo é plano. Recebe um conjunto digital de instrumentos e um maior ecrã táctil para o sistema multimédia - boas noticias: a Toyota manteve alguns botões físicos para os sistemas importantes e não passou tudo para o ecrã táctil.

No interior há também uma novidade interessante que não é propriamente visível - a direção usa um sistema "by wire" ou seja, não há ligação mecânica entre o pequeno volante que parece inspirado no i-Cockpit da Peugeot e as rodas! Estes sistemas tem a vantagem de permitir mais espaço interior e amortecer as irregularidades que sentimos no volante quando acertamos em algo mas também é verdade que até agora estes sistemas nem sempre conseguem convencer. Para ajudar a acalmar os clientes todos os modelos recebem de série o pacote Safety Sense.




O bZ4X usa a nova plataforma modular e-TNGA desenvolvida em parceria com a Subaru que em breve também terá o seu próprio SUV Solterra e sendo basicamente do mesmo tamanho do RAV4 terá pela frente os VW ID.4, Mazda MX-30, Volvo XC40 Recharge, Ford Mustang Mach-E e o Nissan Ariya. 


O Toyota bZ4x tem 4,68 metros de comprimento com 2,85 metros entre os eixos, 1,85 metros de largura e 1,65 metros de altura e estará disponível, para já, em 2 versões - tração dianteira e integral. A versão de tração dianteira terá um motor à frente de 201 cavalos/150 kW alimentado por uma bateria de 71,4 kWh arrefecida a água. A versão de tração integral tem um motor de 107 cavalos/80 kW em cada eixo para um total de 215 cavalos/160 kW alimentados por uma bateria de 72,8 kW arrefecida a água. Ambas as versões têm a mesma autonomia de 402 quilómetros.
A versão AWD terá um modo de condução X-Mode para melhor tração fora da estrada e um sistema Grip-Control para torque-vetoring.

É compatível com pontos de carregamento até 150kW. Segundo a Toyota ao fim de 10 anos ou 240.000 quilómetros a bateria deverá manter 90% da sua performance. Inicialmente o bZ4X terá um carregador interno de 6,6kW mas no final de 2022 deverá surgir a opção de um carregador interno de 11kW.

Para ajudar a manter a bateria carregada (esteja estacionado ou em movimento) poderá ter painéis solares no seu bZ4X ligados à bateria de tração.
update 26-01-2023

0 comentários: