[update]Dacia Jogger apresentado

Enquanto os Duster e Sandero são verdadeiros sucessos de venda o mesmo não se pode dizer dos Lodgy e Logan MCV - para resolver esta situação a Dacia resolveu substituir estes 2 modelos com um cruzamento entre estes 4 modelos para criar o novo Dacia Jogger: uma grande capacidade de mala com a opção de 7 lugares numa carrinha crossover.

Baseado numa versão alongada da plataforma CMF-B "light" do Sandero, aproveita o bloco dianteiro deste até ao pilar A com as portas traseiras são mais compridas para facilitar o acesso ao interior. Para acolher mais passageiros o Jogger alonga a distancia entre eixos para 2,90 metros e um comprimento total de 4,55 metros. A traseira é vertical e mais alta para permitir os 7 lugares ou uma vasta capacidade de mala: em 5 lugares 708 litros e em 7 lugares 160 litros. Para reforçar o look crossover a distancia ao solo foi aumentada para 20 centímetros, recebe proteções de carroçaria em plástico um pouco por todo o lado e barras de tejadilho capazes de carregar 80 quilogramas.





No interior temos o mesmo tablier do Sandero. Na versão base recebe volante e assento do condutor regulável e o suporte de smartphone para com a aplicação Dacia Media Control para aceder à navegação, rádio, usar a Siri e mais. Se for para a versão mais equipada recebe assentos aquecidos, ponto de acesso wi-fi, sistema multimédia com um ecrã táctil de 8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e ar condicionado. De série todos recebem vigia de ângulos mortos, camara e sensores de estacionamento, hill start assistance e os assentos da ultima fila são individuais e desmontáveis.





Debaixo do capot a gama arranca com o 3 cilindros turbo de 1.0 litro TCe ECO-G bifuel com 110 cavalos e 200 Nm de binário - que para mover 1.176 quilos de automóvel mais passageiros parece um pouco curto. Em 2023 chegará o motor 1.6 hibrido E-Tech já conhecido dos Clio, Captur e Arkana com 140 cavalos que será suficiente - será o primeiro hibrido da Dacia para tentar reduzir as emissões globais da marca.
update 11-02-2022

0 comentários: