Novo ar condicionado pode aumentar autonomia EV em 50%

A Daikin anunciou que desenvolveu um fluido de refrigeração capaz de aumentar em 50% a autonomia de um automóvel elétrico. Climatizar a cabine consome muito energia, qualquer redução terá um grande impacto na autonomia. Aí entra a Daikin Industries que anunciou ter criado um refrigerante para automóveis elétricos capaz de um aumento de autonomia e espera coloca-lo à venda em 2025.
Conseguiram criando um refrigerante com um ponto de ebulição de -40ªC, 10 a 15 graus mais baixo que refrigerante atualmente em uso nos elétricos atuais. Isso significa que é reduzida a energia necessária para a compressão do fluido que absorve o calor da cabine logo menos energia disponível para mover o veiculo. Para ser específica a Daikin diz que um automóvel elétrico com uma autonomia de 200 quilómetros a operar em ambiente urbano japonês com o ar condicionado ligado é capaz de percorrer mais 100 quilómetros relativamente em ensaio idêntico com o fluido atual.

Curiosamente, a Daikin é o maior produtor de ar condicionados do mundo mas não opera no mundo automóvel, este tal refrigerante será a sua estreia neste mercado.

0 comentários: