[update]Novo Skoda Fabia apresentado

Os Volkwagen Polo e Seat Ibiza/Arona podem ter sido apenas atualizados mas o primo Skoda Fabia é completamente novo - é que os primos Audi A1, Volkswagen Polo e Seat Ibiza já usavam a mais recente plataforma para automóveis pequenos MQB-A0 enquanto o atual Fabia ainda era uma versão atualizada do mesmo carro que saiu em 2006.

O design exterior foi atualizado para alinhar com o resto da gama e podemos dizer que parece um Octavia que foi lavado à temperatura errada. Exteriormente é mais comprido em 11,1 centímetros (para 4,11 metros) com mais 94 milímetros entre os eixos, mais largo em 4,8 centímetros (para 1,78 metros) mas 1 centímetro mais baixo (para 1,46 metros). A capacidade da mala cresce também ganhando 50 litros para um total de 380 litros.
Apesar de ser maior consegue ser mais aerodinâmico com um coeficiente aerodinâmico de 0,28: graças a novas jantes mais aerodinâmicas e também entradas de ar activas à frente que fecham e abrem conforme as necessidades (segundo a Skoda este sistema é capaz de reduzir o consumo de combustível em 0,2l/100km a uma velocidade constante de 120 km/h.



Curiosamente em 2022 o Fábia terá uma variante única no segmento - enquanto todos vão para os SUVs a Skoda fará uma Fabia Combi carrinha.

No interior o tablier é muito semelhante ao do novo Seat Ibiza - novo volante de 2 braços, conjunto de instrumentos digitais e pode até ter navegação conectada, sistema áudio Amundsen e até o Travel Assist que inclui varias ajudas de condução. O assento de passageiro dianteiro é rebatível para transportar objetos longos e curiosamente uma tomada USB-C no espelho retrovisor para ligar uma dashcam.


Debaixo do capot apenas motores a gasolina - o 3 cilindros de 1 litro atmosférico (65 e 80 cavalos, ambos com 93 Nm de binário e caixa de 5 velocidades), 1 litro turbo TSI (com 95 cavalos e 175 Nm de binário ou 110 cavalos e 200 Nm de binário) e o 4 cilindros de 1.5 litros TSI de 150 cavalos e 250 Nm de binário.

Mas se quiser mais autonomia não se preocupe porque a Skoda tem algo para o ajudar - não, não é um sistema hibrido...pode ir para a opção de deposito de combustível de 50 litros que permitirá uma autonomia acima de 900 quilómetros.
update 11-05-2021

0 comentários: