Audi A6 e-tron concept apresentado

Depois de apresentar os Q4 e-tron e e-tron GT a Audi já anunciou que não ficará por aqui no campo dos elétricos e apresentou um novo concept - este é o A6 e-tron. Mas a grande novidade não é visível ao olho nu: é o primeiro modelo da Audi baseado na nova plataforma PPE (Premium Platform Electric).

Esta plataforma Premium Platform Electric (PPE) foi desenvolvida em parceria com a Porsche e irá também ser usada para os Q5 e-tron e Q6 e-tron previstos para 2022 e para a versão elétrica da próxima geração do Macan. Esta plataforma permitira mais volumes e economias de escala - a Audi utilizara para veículos do segmento B, C e D. Atualmente a Audi usa a plataforma MEB para o Q4 e-tron (já conhecida do VW ID.3 e derivados) e a plataforma J1 para o Audi e-tron GT (já conhecida no Porsche Taycan).

Se os Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron divergiram um pouco do design a que a Audi nos habitual, este concept A6 e-tron regressa às linhas atuais se bem que com algumas diferenças e este design pouco deve mudar para a versão de série. Curiosamente chamam a este concept A6 e-tron, mas se olharmos bem o perfil é mais "Sportback" mas não existe um A6 Sportback, essa versão chama-se A7 mas este concept não se chama A7 mas sim A6...



As dimensões são muito próximas das do A6 atual (4,96 metros de comprimento, 1,96 metros de largura e 1,44 metros de altura) e graças ao perfil fastback, o difusor traseiro muito trabalhado e grelha dianteira fechada ladeada pelas abertura de entrada de ar para a refrigeração da bateria e outros elementos mecânicos consegue ser mais aerodinâmico que o e-tron GT - um Cx de 0,22 contra 0,24 do e-tron GT.

Este concept recorre a novos faróis dianteiros Digital Matrix LED de qualidade de cinema - consegue projetar um filme ou se quiser um jogo para uma parede ou chão enquanto carrega. Atrás iluminação OLED 3D digital capazes de esquemas de iluminação personalizáveis. Estreia também uma nova pintura chamada “Heliosilver” que segundo a Audi reflete muita da radiação solar reduzindo a quantidade de calor transferida para o interior puxando menos pelo ar condicionado.



Este concept tem 2 motores elétricos debitando um total de 350 kW/470 cavalos e 800 Nm de binário alimentado por uma bateria de 100 kW usando o mesmo sistema elétrico e-tron GT permitindo uma autonomia de mais de 700 quilómetros.

0 comentários: