[update]BMW iX3 apresentado - enfim

Depois de muitas demoras e teasings a BMW apresenta enfim o seu novo SUV eléctrico - este é o novo BMW iX3, anunciado pela primeira vez em Abril de 2018 e terá pela frente os Mercedes EQC, Jaguar i-Pace e Tesla Model Y. Basicamente, se quiser um BMW X3 poderá escolher entre gasolina, diesel, híbrido plug-in e 100% eléctrico.





Assim sendo não há nenhuma surpresa no design exterior - muito semelhante ao do BMW X3 normal tirando alguns detalhes como grelha dianteira tapada, novo para-choque dianteiro, saídas dos escapes tapadas com aplicações azuis, altura reduzida em 7,5 centímetros e jantes especificas de 19 polegadas - estas ultimas exatamente iguais ao do concept de 2018. Tudo somado e este iX3 consegue um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,29.




No interior é também basicamente idêntico ao da versão convencional, com algumas aplicações em azul no tablier dominado pelo ecrã tactil do sistema multimédia compatível com Apple CarPlay e Android Auto a trabalhar em conjunto com o painel de instrumentos digital.




A maior mudança no interior ainda é a redução da capacidade da mala - de 550 litros na versão clássica para 510 litros na versão eléctrica.

Mas a grande novidade está escondida debaixo daquele metal todo - estreia a 5ª geração da motorização eléctrica BMW eDrive, (a primeira surgiu com o i3) e que estará também debaixo do capot dos próximos i4 e iX5.


Este BMW iX3 tem apenas um motor eléctrico no eixo traseiro, mas é possível uma versão xDrive de dois motores mais adiante. Produz 201kW/286 cavalos de potência e 400 Nm de binário no eixo traseiro acelerando dos 0 aos 100 km\h em apenas 6,8 segundos e atinge 180 km\h de velocidade máxima limitada. 







O motor eléctrico é alimentado por uma bateria de 80 kWh que permite uma autonomia WLTP de 460 quilómetros. Se recorrer a um posto de carga de 250 kWh poderá carregar 80% da bateria em 34 minutos, ou 12 horas na Wallbox de 7.4 kW.
update 20-11-2020

0 comentários: