[update]Novo Audi A3 Sportback apresentado

Já temos a 4ª geração do Audi A3, o primeiro dos compactos Premium - aqui apresentada em versão 5 portas Sportback e em breve devemos ter as versões 4 portas sedan. Novo design e mais tecnologia para o tornar mais atraente e manter o A3 no topo das suas vendas com um Classe A e Série 1 cada vez mais interessantes.




O A3 Sportback mantém o look de mini-carrinha e vai buscar ao mano mais pequeno A1 a fenda por debaixo do capot, ângulos vivos e as ópticas inspiradas no E-Tron. Pormenor interessante: tirando as versões S3 e RS3 não há escapes visíveis na traseira do novo Audi A3 - para tentar parecer mais ecológico.


Em termos de design percebe-se que é evolução acima de revolução para não assustar a clientela mas mesmo assim interessante - notem as superfícies suavemente concavas nas laterais que ligam aos para-lamas traseiros alargados. Este tom de azul, chamado Atoll Blue, é novo e extremamente atraente.


No interior desaparecem as saídas de ar redondas ou o ecrã que se extrai do interior do tablier - as saídas de ar são agora rectangulares e o ecrã é fixo, tactil e colocado mais baixo. O tablier é menos interessante que o do Golf, e até tem verdadeiros botões!

Todos os modelos recebem um conjunto de instrumentos digital de 10,1 polegadas e o sistema multimédia corre em processadores 10 vezes mais rápidos que a geração anterior. Este sistema multimédia é capaz de gerir até 6 utilizadores diferentes e as suas preferências musicais, destinos e até ar condicionado.


Baseado na plataforma MQB este novo Audi A3 é 4,34 centímetros mais comprido e mais largo (1,82 cm) que a anterior geração mas mantém a mesma distancia entre eixos (2,64 metros) - ou seja, a nível interior não vai ganhar muito (se algum) espaço.

Debaixo do capot vamos ter a gasolina (todos recebem filtro de partículas para melhorar as emissões) o 3 cilindros turbo de 1.0 litro TSI e o 4 cilindros turbo 1.5 litros TSI que recebe um sistema híbrido ligeiro de 48 volts se for para a caixa DSG, 2 variantes híbridas plug-in do 1.4 litros TSI com 204 ou 245 cavalos e mais adiante o RS3 terá o eterno 5 cilindros. Já a diesel apenas terá o 2 litros TDI com 116 a 200 cavalos. Não vai haver versão eléctrica do A3 (mas deverá ter um modelo separado baseado na plataforma MEB) e o atualizado sistema quattro Haldex 6 será estreado primeiro pelas versões S3 e RS3 antes de chegarem a outros modelos.


update 09-04-2020

0 comentários: