Dieselgate - ponto de situação 15-01-2019

Mais um apanhado das noticias ligadas ao Dieselgate, e para seguir este tópico basta clicar na tag respetiva - ficam abaixo os principais desenvolvimentos como sempre sem tretas, conservantes ou adoçantes acrescentados.


Motor 1.2 TDI sob suspeita
Segundo o jornal Bild am Sonntag a autoridade rodoviária federal alemã poderá em breve ordenar a recolha (novamente) dos 1.2 litros Tdi EA189 - suspeitam que o update de software inicialmente feito ainda permita o falsificar de emissões, apesar de garantias por parte de gestores da Volkswagen que este motor não tinha "dispositivos ilegais" de controlo de emissões.

Irregularidades terão sido detetadas pelo controlo de qualidade interna da Volkswagen e informaram as autoridades. Segundo o ministro de transportes alemães a KBA esta ainda a investigar essa possibilidade e não há qualquer conclusão tirada.


Fiat Chrysler paga multa de 800 milhões de dólares
A Fiat Chrysler Automobiles NV aceitou pagar uma multa de 800 milhões de dólares ao departamento de justiça americano pelo uso de software ilegal para manipular as emissões de motores diesel durante testes. Esta acção abarca as Ram 1500 de 2014 a 2016 e os Jeep Grand Cherokee diesel - será que estes últimos também estão ilegais na europa?

Porém ainda tem um caso criminal à conduta da FCA em curso nos EUA portanto ainda não acabou para a FCA.

Já que falamos em investigações em curso nos EUA é bom recordar que a Daimler/Mercedes também está sobre investigação por alegadas emissões excessivas, mas essa investigação ainda está em curso.


Bosch paga multa de 131 milhões de dólares
A Robert Bosch GmbH vai pagar 131 milhões de dólares para encerrar acusações de envolvimento na falsificação de emissões da Fiat acima citado. A Bosch diz que aceitou o pagamento para evitar uma investigação prolongada - basicamente é acusada de ter fornecido um software de desenvolvimento e programação das ECUs que permitiu a programação dos tais "programas ilegais" e devia ter previsto isso.


VW procura compensações de ex-gestores
Segundo o jornal Handelsblatt a Volkswagen esta a tentar obter indemnizações de ex-gestores que foram despedidos pelo seu papel no dieselgate - desde 2015 seis gestores da VW foram despedidos devido ao dieselgate.

0 comentários: