Portugal com mais impostos nos combustíveis

Encontrei este artigo no site do ACP que coloco (copy-paste) abaixo - sobre como o novo Orçamento de Estado fez Portugal subir de posição...no ranking dos países europeus onde os impostos mais pesam sobre os combustíveis. Spoiler alert: temos a 2ª gasolina e o 5º gasóleo com mais impostos. Sr. António Costa pare de nos salvar!
O recente aumento no ISP levado a cabo pelo Governo PS já no âmbito do Orçamento do Estado de 2016 fez com que Portugal disparasse do 5º para o 2º lugar da tabela dos países da UE onde os impostos mais pesam sobre a gasolina.

De acordo com um estudo da consultora Deloitte divulgado hoje, Portugal é dos países da União Europeia com mais elevada carga de impostos sobre os combustíveis. Algo que era já uma realidade, mas que foi ainda mais acentuado com o aumento do ISP em seis cêntimos por litro na gasolina e no gasóleo.

No que respeita à gasolina Portugal é ultrapassado apenas pela Roménia, enquanto no que concerne ao gasóleo o país apresenta a quinta tributação mais elevada na Europa a 28. Isto, é claro, num estudo que tem em conta o poder de compra dos cidadãos de cada país. 

“Até ao recente aumento da tributação dos combustíveis em Portugal, encontrávamo-nos em 5.º lugar no que se refere à gasolina e em 12.º no gasóleo, o que significou um salto de três posições quanto ao primeiro combustível e de sete no que se refere ao segundo”, comenta o fiscalista da Deloitte Afonso Arnaldo, em comunicado. 

Como seria de esperar, esta subida de posições na tabela da carga fiscal dos combustíveis verificou-se também quando a comparação é feita sem ter em conta o poder de compra dos cidadãos. Neste caso, e no que toca à gasolina, Portugal passou da 12ª para a quinta posição, enquanto no gasóleo o salto foi do 19º para o 10º lugar. 

A consultora realça ainda o facto de Espanha se encontrar em "posições opostas a Portugal", ocupando a 26.ª posição quanto à carga fiscal da gasolina, considerando o poder de compra comparado, sendo que apenas a Áustria e o Luxemburgo têm uma tributação inferior neste combustível, e na 25.ª posição quanto ao gasóleo (só ultrapassada, pela positiva, por Dinamarca, Áustria e Luxemburgo.

0 comentários: