Recordar o Rover SD1 - vídeo

No final dos 70 a Rover e British Leyland estava em sarilhos e e precisava de algo inovador - o Rover SD1 ia ser esse ponto de viragem e infelizmente acabou por ajudar a enterrar a BL.
A designação SD veio de Specialist Division e 1 porque era o primeiro produto desse departamento de design interno sob a direcção de David Bache - e queriam algo de especial: e decidiram que deveria ser uma versão familiar de supercarros italianos (até tiveram vários no estúdio). E para assegurar que seria capaz de andar como um supercarro italiano tinha o famoso V8 Rover na versão 3500. Tal era a aposta no SD1 que a BL investiu 31 milhões de libras numa fabrica novinha em folha que foi encerrada 5 anos mais tarde.
E foi muito bem recebido nos ensaios - bem desenhado, bem construído e acessível. Mas quando a produção em massa arrancou a qualidade era deplorável e as lutas sindicais nunca permitiram que fosse produzido em números suficientes para compensar o investimento. O Rover SD1 acabou por ser mais uma pedra no túmulo da British Leyland.
E claro que tinha de colocar este vídeo do Top Gear.

0 comentários: