[update video]Jaguar C-X17 apresentado

A Jaguar apresentou oficialmente o concept C-X17 que anteve o SUV que irá em breve comercializar - espero que o pessoal da Bentley tenha tomado notas porque esta apresentação foi tudo o que eles gostariam de ter tido com EXP 9.



Apesar da designação concept, pouco parece ter que ser mudado para chegar à produção em 2015 com a designação XQ ou QX (isto se a Infiniti não levantar pelo claro). À frente temos um pouco do XF e XJ, atrás os faróis do Type F e pelo meio um design muito agradável que já deve estar a dar pesadelos ao pessoal responsável pelos Audi Q5, BMW X3 e X4, Porsche Macan, Mercedes GLA e outros.


Acima de tudo, vejo que a Jaguar conseguiu resistir à tentação de copiar algumas das linhas do novo Range Rover (ambas as marcas pertencem à Tata) que tem tido muito sucesso. Exteriormente apenas as jantes parecem um pouco exageradas mas até tem normais espelhos retrovisores e puxadores das portas - parece pronto para ser produzido.

Mas o mais importante (ok, igualmente importante) é a nova plataforma modular que se esconde por debaixo chamada de iQ-al. Esta plataforma iQ Al é completamente nova em alumínio, aproveitando todas as lições que a Jaguar e Land Rover aprenderam ao longo dos anos. As secções dianteira e do meio são as mais importantes e apartir conseguem desenvolver novos modelos. O designer da Jaguar referiu-se ao C-X17 como sendo o extremo do que a arquitetura permite - outra referencia a que vai haver algo mais "calmo" no outro extremo provavelmente.

Curiosamente esta plataforma não vai ser estreada no mercado por este SUV mas antes por uma berlina que aponta ao BMW serie 3/Mercedes Classe C. O que não faz muito sentido - o mercado dos SUV's está a explodir e a Jaguar quer tentar "outro" X-type primeiro! Esperado para 2015, este sedan deverá ter versões carrinha, coupe e SUV e terá direito a novos motores 4 cilindros a gasolina e diesel, com tracção traseira ou integral.


Visto no AutoExpress
Video adicionado a 11/09/2013

0 comentários: