Steve Girsky pode ter deixado o lugar de CEO da Opel mas parece decidido a continuar a apertar com os trabalhadores da Opel, desta vez definiu até Quinta-feira para que os sindicatos aceitem a sua proposta ou - aceitem a transferência da unidade de prototipagem e produção de ferramentas para a unidade da GM em Gliwice na Polônia que deve custar 700 empregos com a contrapartida de manter a fábrica de Bochum aberta até 2016 ao invés de 2014.
Para os que não compreendem a importância deste tipo de unidade, pensem nesta fábrica como um dos pilares básicos de uma empresa automóvel - pilar que sem ele não sobrevive. E qual é aqui o busílis da transferência da unidade de prototipagem da Opel? É que segundo o Frankfurter Allgemeine Zeitung a Opel vendeu 6 unidades europeias à GM americana - principalmente a fabrica de motores na Hungria, um centro de desenvolvimento em Itália, a fábrica de transmissões na Áustria e a tal fábrica de Gliwice na Polônia. Ou seja, este pilar já não é da Opel.
A Opel deve à GM cerca de 3.31 mil milhões de euros que tem que pagar até ao fim de 2014 com a possibilidade de ser adiada por mais 2 anos (2016 acima mencionado). Mas há mais um detalhe que me diz que a GM não vai prolongar: a Opel está a perder/transferir bens para a GM - apenas as fábricas na Alemanha, Espanha e Inglaterra estão ainda na pertença da Opel.
O que quer isto dizer? Parece que a GM esta a preparar-se para largar a Opel tal como fez com a Saab deixando apenas os "bens" mais caros e mais desactualizadas (as fábricas datam dos anos 60 e 70) e mantêm o mais importante das operações na Europa, provavelmente para a Chevrolet.
E ainda fica melhor para a GM - é que o Governo Americano anunciou que vai vender os 19% das acções que detém da GM no âmbito da assistência a financeira até Março de 2014. Se há algo que tem chateado os manda-chuvas da GM é que apesar de ter sido o governo a chegar-se à frente para pagar a conta, querem ter os jatos particulares de volta e terem a liberdade de darem bônus exagerados aos seus CEO's sem terem que pedir licença ao Senado - infelizmente parece que vão ter o seu desejo, a grande custo do povo americano porque para recuperar o dinheiro que meteram tinham que vender as ações a 72 dólares por ação quando atualmente valem 26.35 dólares.
Ou seja, a GM consegue $%&# o povo americano e o povo europeu...ao mesmo tempo!
0 comentários:
Enviar um comentário