2 máquinas que aprecio, e ambas tiveram uma história bastante atribulada não conseguindo cumprir os objectivos inicialmente previstos pelos seus criadores: o BMW M1 e o Jaguar XJ220.
Inicialmente desenvolvido para a BMW pela Lamborghini, a empresa alemã acabou por entregar o projecto a Giugiaro para chegar a bom porto. Inspirado no concept BMW Turbo de 1972, apenas 456 M1's foram construídos à mão inicialmente para participar na competição automóvel, mas a mudança de regras no ano em que foi homologado acabou por relegar o M1 a um troféu mono-marca. Com um 6 cilindros em linha de 3,5 litros em posição central debitava 273 cavalos, enquanto as versões turbo de competição iam aos 850 cavalos!
E o Jaguar XJ220, ou também conhecido por "como não gerir um projecto de um hiper-carro" era a resposta da Jaguar ao Ferrari F40 e Porsche 959. Leiam o nosso artigo para mais da historia deste Jaguar, e fica o video do editor da Autocar Andrew Frankel que testou o XJ220 no seu lançamento e agora passados 20 anos reencontra-o.
0 comentários:
Enviar um comentário