Com a produção em série do Cybercab prevista para abril deste ano a Tesla encontrou um problema - o nome "Cybercab" foi patenteado por uma empresa alemã de desenvolvimento de bebidas alcoólicas.
A 10 de outubro de 2024 Elon Musk apresentou oficialmente o Cybercab naquele evento cuidadosamente coreografado num estúdio de cinema. Mas o termo já tinha sido apresentado antes durante uma conferencia com acionistas porque o termo "robotaxi" era vago demais.
Mas nunca se deram ao trabalho de registar/patentear a designação, aí entra então os alemães da Unibev que apercebendo-se do lapso da Tesla registaram a 28 de outubro o nome “Cybercab”.
Em novembro de 2024 a Tesla enfim faz o pedido para registo e descobrem que alguém já detinha o nome.
Curiosamente não é a primeira vez que a Tesla tem este problema - em 2022 quando estavam a desenhar o seu modelo mais pequeno Musk decidiu que seria o Model E, porque o teenager preso no corpo de um adulto queria poder gabar-se da Tesla ter SEX (model S, model E e model X). Mas a Ford já detinha a designação "Model E" para o seu departamento de eletrificação.
Agora como é que a Tesla vai dar a volta ao problema com 4 meses para a produção começar? Eis várias possibilidades:
1) pagar muito dinheiro à Unibev (muito provável);
2) ir a tribunal e argumentar que a Unibev está apenas a ocupar a designação e não vai produzir um taxi autônomo (valido mas arrisca demoras);
3) Elon faz birra e usa "Cybercab" sem ter os direitos e arrisca um processo legal (sim, por favor);

0 comentários:
Enviar um comentário