Automoveis chineses cativam América do Sul

Apesar dos automoveis chineses não conseguirem singrar na Europa e EUA (principalmente pela baixa qualidade e completo descuro da segurança), alguns paises da América Latina têm adoptado os automoveis chineses - principalmente pelo factor preço. A titulo de exemplo, os automoveis chieneses chegaram ao Peru em 2006 e em 2011 6 em cada 10 automoveis novos são chineses.
Algo que terá a haver com os baixo salários pagos aos trabalhadores, copiarem componentes de outros construtores, não terem que cumprir legislação de emissões ou de segurança.
Algo que a Fundação FIA tentou chamar à atenção quando apresentou à pouco tempo os resultados dos testes de segurança do Latin New Car Assessment Program (Latin NCAP) - a maioria dos automoveis mais vendidos na America Latina oferecem apenas uma segurança mínima (ou nenhuma) aos seus ocupantes. Com base nos testes, os automoveis mais populares na America Latina estão 20 anos atrasados em termos de segurança.
A maioria não tinha airbags e o teste de imapcto frontal a 64 km/h demonstrou que a maioria tinha uma rigidez estrutural muito fraca. Para terem uma ideia, só em 2014 é que a Argentina e o Brasil vão tornar obrigatório os airbags para os condutores.

Visto em DetroitNews

2 comentários:

  • Anónimo says:
    20 de fevereiro de 2012 às 02:27

    Não entendi porque os carros chineses foram citados no post, visto que nenhum carro dos testes é chinês.

  • Turbo-lento says:
    20 de fevereiro de 2012 às 09:26

    O artigo tem 2 partes - a primeira sobre o sucesso dos automoveis chineses no mercado sul-americano, baseado no preço e exploração das falhas legais de segurança e emissões nos automoveis, e a segunda parte em como os automoveis specificos deste mercado já são bastante perigosos. Daí que esta entrada em força dos chineses, apesar do perço atrativo para um automovel novo, não vem melhorar esta situação de armadilhas mortais.
    Infelzimente os governos destes paises não parecem interessados em proteger os seus automobilistas...