Saab entra em falência - fim da linha

Sem o ok da GM o negocio com os chineses da Zhejiang Youngman Lotus Automobile caiu por terra e segundo a Automotive News e Swedish Automobile NV, a Saab Automobile AB entregou declaração de falência no tribunal de Vaenersborg na Suécia. Depois de tantas manobras de ultimo minuto parece que a Saab chegou ao fim do seu caminho.

A GM não aceitou as várias propostas porque (segundo a GM) transferiam directa ou indirectamente o controlo da empresa para outros que seria prejudicial a GM e seus accionistas - leia-se a GM temia que outros chineses tivessem acesso à usa tecnologia via SAAB e que isso chateasse os actuais parceiros da GM na China.

4 comentários:

  • Miguel says:
    19 de dezembro de 2011 às 18:05

    Vão haver 9-5 em saldos pelos vistos, foi pena(na minha opinião) não terem renovado primeiro toda a gama 9-3 acho que teria sido mais viável em termos de vendas..porque de motores tinham realmente ofertas muito interessantes como o diesel 1.9 de 190 cv,para além disso eram/são bons produtos e com um estatuto comparável à Volvo. Bem, e o design deste 9-5 a meu ver também ficou um pouco a desejar,o Jason Castriota podia ter feito algo melhor.

  • Besedaeste says:
    19 de dezembro de 2011 às 20:04

    A SAAB ficou parada no tempo. Os seus modelos têm sido apáticos e a premissa de segurança não é o suficiente para combater os gigantes alemães... É lamentável mas o mercado não perdoa!

  • Besedaeste says:
    19 de dezembro de 2011 às 20:09

    Mas não me importava de ter um 9-5 novinho...

  • Turbo-lento says:
    20 de dezembro de 2011 às 11:31

    Por acaso gosto muito do novo 9-5, era muito elegante.