PSA Hybrid4 - atrasos e mais atrasos

Há algum tempo que os pessoal da Peugeot e Citroën se gabam de irem comercializar o primeiro híbrido diesel do mundo e em todos os salões automóveis lá esta mais um modelo: temos o Peugeot 3008 Hybrid4, o Citroën DS5 Hybrid4 e o Peugeot 508 RXH mas a verdade é que nenhum deles ainda chegou as estradas! O primeiro devia ter sido o Peugeot 3008 Hybrid4 em Outubro.
Segundo o grupo PSA o 3008 Hybrid4 só vai chegar aos stands depois de Janeiro 2012 e o Citroën DS5 (previsto para Janeiro 2012) só deverá chegar em Maio de 2012. Mas isto são datas estimadas, pode sofrer novo atraso. O Peugeot 508 RXH foi adiado sem qualquer nova data anunciada.
A PSA diz que a razão para o atraso é a necessidade de evitar qualquer problema de fiabilidade e querem testar tudo. Aparentemente decidiram fazer mais 1 milhão de quilómetros de testes para testar o software de gestão.
Ora é louvável a posição da Peugeot e Citroën de quererem ter a certeza de que tudo funciona bem antes de entregarem os automóveis aos clientes - ninguém quer passar pelos problemas de electrónica dos Peugeot 307/308 e do Renault Megane2/Laguna2, mas fica a suspeita de que encontraram algo muito mau nos últimos testes, afinal atrasarem a comercialização por 4 meses é porque deve ser algo sério. O que será?

5 comentários:

  • Tiago says:
    16 de dezembro de 2011 às 09:54

    com este atraso podem nao ver cumprida a promessa de serem os primeiros pois a volvo ja se prepara para aceitar encomendas da sua V60 D6 plug-in diseil-hibrid... mas por outro lado, realmente, é de louvar tentarem minorar todos os possíveis defeitos ou falhas e evitarem problemas de fiabilidade que não se podem dar ao luxo de ter. A juntar a isto, finalmente os híbridos começam a fazer sentido, pois os famosos 5L hibridos da lexus ou o prius e seus primos, nao sao de longe nem de perto um conceito vencedor.

  • Turbo-lento says:
    19 de dezembro de 2011 às 10:15

    Como disse, tenho mais receio do facto que só agora é que detectaram problemas sérios com a tecnologia. É louvavel (e quase uma novidade) os franceses não lançarem antes de tapar os buracos, mas a tecnologia da Volvo é a da PSA, dai que ser o primeiro pode não ser o melhor.
    Já sobre a questão dos consumos tem razão, mas o mais importante creio ser a democratização do hibrido - até agora era um produto para ricos com problemas de consciencia agora pode chegar a mais pessoas.
    Sobre as emissões, não sei - é que só se fala de emissões de CO2 quando os diesel tem emissões mais poluentes do que a gasolina.

  • Unknown says:
    22 de dezembro de 2011 às 13:59

    Os motores a diesel mais recentes não tem emissões mais poluentes do que os motores a gasolina mais recentes. Pelo menos foi o que me ensinaram a mim. Artur

  • Unknown says:
    22 de dezembro de 2011 às 14:42

    caro Turbo-Lento, guerras diesel vs gasolina à parte, se fizermos uam comparação entre os motores a gasolina mais recentes e os motores a diesel mais recentes verifcamos que os que são menos poluidores são os motores diesel. Com as tecnologias actuais, já não se pode praticamente falar em emissões de partículas, ou SOx nem de NOx nos carros a gasóleo. Estes motores tornaram se já à alguns anos muito mais amigos do ambiente e devido à sua eficiencia mais elevada, tornaram se assim simultaneamente mais económicos.

  • Turbo-lento says:
    23 de dezembro de 2011 às 17:29

    Verdade, graças aos novos filtros que são obrigados a usar. Mas por natureza os motores diesel são muito mais poluidores e para os limpar é necessário uma carga tecnologica tal que os torna tão caros que actualmente os construtores estã a desistir de meter diesel em automoveis economicos como Nissan Micra, os 107/c1/Aygo e muitos vão seguir.
    E tras outro problema que muitos não levam em conta - os filtros de particulas precisam de regularmente serem limpos circulando durante algum tempo a velocidade de auto-estrada e como muitos não o fazem acabam por bloquear e ficam assustados com a conta da substituição.