Peugeot 3008 HYbrid4 apresentado

Eis a apresentação oficial do primeiro híbrido do grupo PSA e o primeiro híbrido diesel - o Peugeot 3008 HYbrid4.Utiliza o 2 litros turbo diesel de 163 cavalos e 300Nm de binário com um sistema stop-start para mover as rodas da frente e um motor eléctrico de 27 kW e 100Nm de binário (pode debitar pontualmente se necessário 200 Nm de binário) move as rodas traseiras.




A potencia máxima combinada é de 200 cavalos mas mais substancial é o binário produzido - 500Nm com consumos médios (anunciados) de 3.8 l/100km. Trata-se assim de um 4x4 em que não há ligação mecânica entre eixos ou entre o motor diesel e eléctrico. A caixa de velocidades é manual de 6 velocidades.


O condutor poderá escolher entre 4 formas de operação - Auto (o sistema escolhe a melhor combinação entre o motor diesel e eléctrico), ZEV (permite mover o carro de forma 100% eléctrica), four-wheel drive (activa ambos os motores) e Sport. As baterias são de niquel para manter o preço acessível e estão montados por debaixo do 3008.
Exteriormente, a versão híbrida destaca-se por faróis diurnos e um pequeno aileron traseiro - no interior o tablier tem um ecrã que indica o modo de operação em uso (outro detalhe para distrair o condutor e ter um acidente).



A nível de preço não esperem que seja acessível - para já, o 3008 HYbrid4 só estará equipado com o 2 litros e com o equipamento completo (GPS, disco rigido para musica, parking assist e distance alert), e as vendas arrancam na primavera de 2011. O 3008 HYbrid4 é o primeiro de muitos híbridos que a Peugeot vai ter - os seguintes serão o 508 e RCZ. E não esquecer as variantes Citroen.

0 comentários: