Mazda i-ELOOP promete reduzir consumos

Com as cada vez mais apertadas legislações contra as emissões e preços de combustíveis a bater recordes obriga as marcas a encontrarem soluções para melhorar a eficiência dos motores de combustão - enquanto a tecnologia não oferece alternativas viáveis. A Mazda desenvolveu um novo sistema que promete reduzir consumos em 10% desactivando o alternador.
A Mazda desenvolveu um sistema a que chamou i-Eloop em que utiliza o sistema de travagem regenerativo para carregar um capacitador (tipo bateria mas carrega e descarrega mais depressa sem se degradar). Este capacitador é carregado com o condutor levanta o pé do acelerador e/ou trava e a energia é usada do capacitador quando em circulação normal mas o alternador desliga-se.
A ideia é mais ou menos a do ligar\desligar o ar condicionado - o alternador, bomba de água e compressor de ar condicionado são movidos pelo motor pela correia de acessórios e ao desligar estes elementos melhora a eficiência do motor. Em principio, desligar o alternador significa recuperar 5 cavalos de potencia - mas em situações de start-stop ou tráfego de velocidade variável.

0 comentários: