[update] Fiabilidade Renault Megane geração 2

Soube através de um conhecido na Renault que a marca esta a aceitar pagar a substituição destes ailerons nas Renault Megane fase 2, mas apenas aos primeiros proprietários - ou seja, se comprou a sua em segunda-mão não dá. Mas se for o seu caso, verifique o estado deste elemento porque o meu esta novamente a precisar de reparação...
Post original de 19-09-2011
Normalmente as informações de fiabilidade que publicamos vêem de revistas, jornais, sites de confiança ou leitores que nos enviam as cartas que recebem dos fabricantes - é a primeira vez que faço uma por experiência própria. Tenho para carro familiar uma Renault Megane carrinha dos últimos modelos da geração anterior e nunca me deu problemas. Mas eis que ao regressar de Lisboa notei um barulho estranho e vejo algo a soltar-se da traseira da minha Megane.

Muitos automóveis têem este tipo de aileron para segurar o 3º stop mas segundo várias conversas com a Renault deve haver um defeito de fabrico de várias peças porque há muitos clientes com a mesma carrinha a aparecerem com o mesmo problema - devido à pressão aerodinamica e a um problema na fabricação dos fixadores, uma das peças fixadoras parte acabando por soltar esse aileron por completo.
Tive sorte que não ia muito depressa e consegui parar o carro e apanhar a peça ainda inteira - foi uma questão de pintar e colar no sitio. Mesmo assim tudo fica por 300 euros, que até é pouco porque se a peça se tivesse partido teria sido muito mais caro.
Portanto se tem um Renault Megane Carrinha (ou qualquer automóvel com este tipo de aileron traseiro) de vez enquanto dê-lhe um toque a ver se esta bem fixado - é capaz de poupar muito dinheiro, da reparação e da multa de circular sem o 3º Stop.

5 comentários:

  • Marco C. says:
    19 de setembro de 2011 às 22:54

    E eu a pensar que a Renault não falhava... É um dos carros que destaco mais, o Renault Megane seja em carrinha ou coupé.
    Mas nestes casos a marca não quer ouvir falar em nada... Mas já se falou do comando que liga o carro à 1-2semanas na televisão.

    Se fosses refilar para a Renault na volta pagava-te tudo...

  • Turbo-lento says:
    20 de setembro de 2011 às 09:33

    Não tenho queixas da Renault - tive um rpblema com os fechos das portas dentro da garantia e pagaram a totalidade e até depois da garantia substituiram sem qualquer custo a "antena do sensor da abertura da mala" mesmo depois de passada a garantia.
    Este problema infelizmente não há nada a fazer - apenas algumas oficinas suspeitam que se trata de um defeito porque muitos aparecem como eu.
    Mas cuidado que isto aplica-se a qualquer carro com este tipo de aileron - é uma peça que sofre muita pressão aerodinamica e se um apoio falhar a peça toda vai pelo ar. Verifiquem.
    Sobre os fechos ainda só falei com a Renault e o que me disseram é que a Renault Francesa e Portuguesa estão a estudar o problema com a Policia.

  • Pedro Nuno Azevedo says:
    25 de agosto de 2012 às 16:07

    Meu senhores lamento informar mas a Renault de fiavael e confiavel não tem nada. tive o mesmo problema de ver o suportte do 3º stop voar e da parte da Renault apenas me foi dito que não se responsabilizavam. fui á JAP a guimaraes onde desenvolsei 326 euros quando na verdade esses senhores engenheiros da Renault deviam assumir ou entao resolver o problema. estou inscrito no clube megane e casos desses tambem povoam por lá. foi uma experiencia muito má k que tive. não estou a fazaer má publicidade, estou apenas a dizer a verdade. temos k nos juntas para mostrar a essa tropa k por mais spots e dinheiro k gastem em publicidade, se nós que usamos os veiculos no dia a dia começarmos a passar a podridao da forma que nos tratam por falhas deles, o negocio não lhe vais sorrir com certeza. eu vou fazer a minha parte de levar este assunto até ás ultimas consequencias, sim tribunal, se preciso for. posso já não rever a massa mas mais carros da marca não compro e por onde passar e com quem falar farei questão de contar esta minha experiencia. Renault? no tanks

  • Turbo-lento says:
    26 de agosto de 2012 às 01:44

    Por acaso já vi peugeot 308 e VW golf carrinhas com o mesmo problema. infelizmente nestes 2 automoveis notei que o 3º stop esta montado no vidro e apenas ladeado pelo aileron plastico, ou seja, quando este se solta o 3º stop ainda lá fica - no megane não.
    Infelizmente há muitas historias como a sua, no meu caso, sempre fui bem tratado pela renault mesmo depois de passada a garantia em alguns problemas. Neste caso não admitiram erro.

    Aqui no 4rodas1volante fazemos a nossa parte tentando chamar a atenção das pessoas para problemas que possam surgir.

  • Anónimo says:
    30 de agosto de 2012 às 11:16

    Bem e eu a pensar que era exagero quando me disseram que isto acontecia muito depois de o meu aileron ter voado na A1 este Agosto...afinal é mesmo verdade! ´Vergonhoso!!!