McLaren MP4-12C 2º na pista do Top Gear

O Top Gear pode não ser o mesmo um benchmark como o Nurburgring mas foi o campo para mais uma batalha Ferrari vs McLaren, com vantagem para o ultimo. O novo McLaren MP4-12C foi conduzido pelo Stig e conseguiu bater o Bugatti Veyron e o Koenigsegg CCX e acima de tudo o Ferrari 459 Italia - o MP4-12C fez 1:16.2 e o 458 1:19.1. Apenas o Ariel Atom V8 500 conseguiu ser mais rápido.
Sem dúvida um dia de festa em Woking, como podemos ver pelo bolo que a McLaren fez. Já em Maranello não tenho tanta certeza.

9 comentários:

  • David Costa says:
    13 de julho de 2011 às 17:41

    Antes de mais gostava de cumprimentar o autor do blogue e felicitado, pois apesar de não ser perfeito gosto bastante do espaço e é um dos meus sites diários obrigatórios.Agora passado ao comentário propriamente dito,eu na minha opinião achei o tempo bastante duvidoso..por 2 motivos.

    1º o fith gear quanto testou ambos os carros em questão ( 458 italia e mp4-12c), ou muito me engano ou o teste foi feito na pista do top gear..e jason plato (cujas as capacidades como piloto nada fica a dever ao stig)fez voltas com cada carro e os tempos apesar de parecidos o Ferrari foi o mais rápido.
    2º em comparativos feitos tanto pela "Auto Express" e pela "EVO magazine" o Ferrari tem sempre tempos por volta mais rápidos do que e os do McLaren.
    Sim as pistas eram diferentes, mas na minha opinião haver uma diferença de 3 segundos por volta quando o Ferrari noutros testes é mais rápido é muito estranho.

    Com isto tudo não tou a por em causa qualidade do McLaren sem duvida é uma grande maquina muito bem construído que eu adoraria de ver um pois já nem digo conduzir, nem tou a defender a Ferrari, so acho que o Top gear nem sempre é rigoroso nas suas criticas,e nao nos esquecemos que o 12C foi desenvolvido na pista do programa e que a McLaren é britânica.
    Coincidências?? fica a pergunta no ar.

  • Chevelle says:
    13 de julho de 2011 às 18:32

    E não esqueçamos, que o Bugatti é o super sports, 1200 CV.

  • Rosemayer says:
    13 de julho de 2011 às 21:13

    Concordo com o David...

    A revista CAR fez (para mim) o mais completo teste entre os super carros do momento. A conclusão é que o Ferrari é mais rápido que o Mac.

    http://www.carmagazine.co.uk/upload/26136/attachments/RaceResultsAnalysis%281%29.pdf

    Fica as tabelas para melhor avaliação...

  • Miguel says:
    14 de julho de 2011 às 02:19

    o tempo foi realmente demasiado "forçado", se repararem o carro nunca foge nas curvas, ou seja, nunca foi levado ao limite porque se fosse teria acontecido como ao J.Plato, ele tem um comportamento demasiado nervoso em travagem a fundo.

  • MiguelCL says:
    14 de julho de 2011 às 09:20

    Concordo com o David de inicio a fim, mas acrescento o seguinte.
    Toda gente comenta o "rigor" Japonês em comparativos, em que quase nunca ganham carros europeus.
    E os Britânicos, como muita gente sabe, também são muito senhores do seu nariz e maus mt perdedores. Além disso a Mclaren fez um investimento monstruoso no desenvolvimento deste carro... não corresponder ás capacidades do seu antecessor é mau, mas não conseguir nem uma vez ser mais rápido que um Ferrari é um murro no estômago de uma violência..!
    Logo o Top Gear ter dado uma mãozinha...
    Já relativamente á Ferrari, ao que parece as coisas até estão a sair melhor que as expectativas a nível de concorrência.

  • Turbo-lento says:
    14 de julho de 2011 às 12:20

    Duvido muito de favorecimento - Clarkson já varias vezes disse não apreciar muito o McLaren F1 (e até preferia o F40) e nunca morreu de amores pela McLaren em si. O Top Gear nunca foi de favorecer uma marca em particular e duvido que colocassem em risco tantos anos de trabalho e tanta popularidade.

    Sobre os "nacionalismos" há muito pano para mangas - os Japoneses nem sequer deixam automoveis não japoneses participar no concurso nacional do carro do ano, os franceses e alemães são dos mais pedanticos do mundo e os Ingleses só sabem encontrar defeitos.

    Cada pista tem as suas caracteristicas e perfil e até acredito que o McLaren seja mais rápido nesta pista que o F450 mas e noutras pistas? e acima de tudo na vida real? Tendo em conta o preço praticado gosto mais da ideia do 8 cilindros atmosférico do Ferrari que um 6 cilindros turbo do Mclaren para o uso na vida real.

    E sim - como o David Costa disse muito bem, o MP4 passou muito tempo na pista do TG quando estava em desenvolvimento logo é possivel que o carro que deram o TG estaria optimizado para a pista e não ser um modelo "100%" de série. Mas isso é algo que todos podem fazer, não é?

    O Veyron SS pode ter uma potencia monstra mas é preciso pôr a potencia no chão e a pista do TG não tem propriamente muitas rectas grandes e o peso não perdoa.

  • Besedaeste says:
    14 de julho de 2011 às 13:40

    Ora deixem cá ver: Concordo que o McLaren tenha sido "afinado" específicamente para esta pista, em vez de um qq modelo de série. Concordo que nunca vimos o carro ser levado ao limite, as trajectórias são simplesmente muito limpas de mais...

    O Ferrari tem um V8 de 4.5 litros com 562 cv de potência, para um peso de 1485 Kg. O McLaren tem um V8 3.8l Biturbo com 592 cv, para um peso de 1300 Kg. Mais potência e menos peso sempre ajuda no cronómetro. Mas acho 3 segundos a menos um pouco forçado. O Jeremy sempre foi fãn incondicional de carros ingleses. Aston, Land Rover, Range...

    O que me parece é que falta uma grande dose de sal no McLaren... é uma imagem muito direitinha, bonitinha... acho que o Ferrari inspira mais emoção, mais desejo, mais paixão (o McLaren é muito parecido com o 458...)

  • DavidCosta says:
    14 de julho de 2011 às 15:39

    Turbo lento não é Ferrari F450 mas sim 458 italia, e o motor do Mclaren como já foi dito cá é um V8 38L bi-turbo.

    Apesar de ser fan incondicional do TOP Gear, acho que todos concordamos que a insençao nunca foi a imagem de marca do programa..e já vimos mais que uma vez o que eles dizem quando embirram com um carro, e em certa medida é isso que faz o Top Gear um sucesso pois eles vão muito pelos gostos pessoais de cada um.

    Agora que não favorecem nenhuma marca isso na minha opinião é mentira e quem segue o TOP GEAR desde sempre certamente sabe do que eu tou a falar.
    Comprimentos a todos.

  • Turbo-lento says:
    14 de julho de 2011 às 22:44

    Tens razão - é o que dá estar a fazer 3 coisas ao mesmo tempo. E apesar de concordar contiog parcialmente, O TG sempre defendeu o que gosta...e sejamos sinceros o miudo de 15 anos dentro de nós também. Mas a verdade é que isto do Mp4 vs F458 (agora acertei) é um pouco como matemática vai ser um pouco tipo PS3 vs Wii - a PS3 tem 3 processadores e não sei quantos Blurays mas simplesmente divertimo-nos mais com a Wii...