Renault Fluence Z.E vence o Challenge Bibendum 2011

O Michelin Challenge Bibendum é o maior evento dos automóveis verdes do ano organizado anualmente pelo fabricante de pneus Michelin. A ideia é criar um evento (que arrancou pela primeira vez em 1998) que servisse de montra tecnológica de veículos "verdes" em condições reais (e não circuitos de homologação).
E em 2011, o Renault Fluence Z.E venceu a prova do rally "inter-city" de 300 km do challenge Bibendum Michelin 2011 que decorreu em Berlim. Venceu assim o anterior campeão Tesla que participaram novamente este ano mas perderam...e vão certamente processar a organização por alguma coisa que fizeram e que os prejudicou.

A prova principal foi o rally inter-urbano de 300 km para veículos próprios para viagens de intercidades (para os citadinos é de 30 quilómetros num circuito montado numa pista de aeroporto) com uma paragem pelo meio para recarga/reabastecimento.
Importante também é o balanço final de CO2 indirecto do Fluence Z.E. calculado pelos técnicos da Michelin que foi de 57 g/km (8% melhor que o que a Renault anuncia) se bem que não consegui determinar se o calculo é apenas aplicável à Alemanha onde a maior parte da energia vem de fontes não emissoras de CO2 como a nuclear - ou seja, em Portugal seria bastante mais elevado.
Mesmo assim, a Renault prova que os veículos 100% eléctricos conseguem fazer frente às restantes tecnologias já que venceram outros troféus da competição:
- 1º lugar na prova de manobrabilidade: prova efectuada no circuito desenhado pela ADAC com o piloto Gregory Fargier da Renaut Sport Technologies com o tempo recorde de 2,02 minutos menos 5 segundos que um Tesla.
- 1º lugar da eficiência energética - conseguiu percorrer os 300 km do Challenge Bibendum com 37,44 kWh.
- 1º lugar nas emissões indirectas - o balanço de CO2 calculado pelos peritos da Michelin foi de 57 g/km que é inferior aos híbridos e veículos de pilha de combustível presentes, ou seja, os Renault foram os mais verdes dos verdes presentes no Challenge Bibendum e como vimos no inicio, com melhor performance.
- O Renault Fluence Z.E. recebeu também um prémio por emissões locais nulas (algo comum a todos os eléctricos).
- O Renault Fluence Z.E. recebeu um prémio Design pela melhor integração das soluções de recarga de bateria.
Durante a prova de 300km é permitida um abastecimento/recarga rápida onde o sistema de troca de bateria do Fluence Z.E. foi fulcral para a vitória - demorou apenas 6 minutos enquanto os restantes tiveram que ir aos pontos de recarga rápida.
A Nissan venceu o rally urbano de 30 quilómetros com Nissan LEAF à frente do Citroën C-zéro e Peugeot Ion.
Mas nem tudo são boas noticias - nem a Renault ou Nissan venceram o prémio de Design, ou seja, eficientes mas não agradáveis à vista...Mesmo assim, um bom resultado global.

0 comentários: