Centro de Estudos de Fátima no F1 in schools

O F1 in schools é um desafio proposto aos alunos das escolas e comunidade envolvente, pela Associação dos Centros Tecnológicos de Portugal (RECET), no âmbito do projecto “Pense Industria”. O objectivo principal é dar destaque à engenharia, ciência e tecnologias, de modo, a que todos os participantes possam aprender e alargar os seus horizontes sobre a Fórmula 1, a engenharia, a ciência, o marketing e as tecnologias de uma forma divertida e interessante.
O desafio consiste na criação do protótipo de um carro de fórmula 1 movido a CO2 e toda a dinâmica envolvente para a sua divulgação e promoção. O projecto tem uma vertente multidisciplinar dado que os participantes têm que utilizar as novas tecnologias para aprendizagem da física, aerodinâmica, concepção, construção e desenvolvimento de marcas e grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira. As equipas são avaliadas pelo desempenho do carro na pista, em função da velocidade do carro e da rapidez do condutor (tempo de reação), bem como pela apresentação aos júris das áreas da engenharia, design e apresentação verbal. Avaliação recai também na exibição publicitária nas "boxes" e do portefólio.
O projeto desenrola-se em três fases, numa primeira fase as equipas concorrem a nível regional, ficando apuradas três equipas por centro tecnológico, em seguida passam à fase nacional, sendo eleita a equipa que irá representar o país na finalmente a nível mundial, onde competem pelo troféu Bernie Ecclestone, este ano na Malásia.
Cada equipa tem de organizar o seu tempo e os seus meios, devendo preparar um plano de negócio, desenvolver um orçamento e angariar patrocínios, pois sem estes meios, não é possível a materialização do projecto. Sendo de destacar a primordial importância da contribuição de todos os membros da equipa para o sucesso do projeto.

O Centro de Estudos de Fátima (CEF) concorreu com duas equipas, com seis elementos cada. A equipa Ástrada e a equipa Go!masters. A equipa Ástrada constituída pela Carolina Verdasca (diretora da equipa), Rute Marto (diretora de recursos), Pedro Dias (engenheiro de produção), Celmar Garcia (engenheiro de produção), Mariana Amaro (engenheira de design) e Rui Neves (designer gráfico), tendo como tutora a professora Isilda Sousa.

A equipa Go!masters constituída pela Beatriz Lucas (diretora de equipa), Mariana Santos (diretora de recursos), Daniela Brites (engenheira de produção), Cíntia Marques (engenheira de produção), Luís Lourenço (engenheiro gráfico) e José Francisco (designer gráfico) sob a tutoria da professora Helena Reis.
O Centro de Estudos de Fátima angariou 3 prémios. A equipa Ástrada obteve o primeiro lugar no pódio e o prémio de “Melhor condutor”, com aluna Carolina Verdasca. A equipa Go!masters conseguiu, com todo o mérito, o prémio de Marketing e “Melhor portefólio”.
Agora os alunos do CEF, com a equipa Ástrada, preparam-se para representar o Centro Tecnológico da Industria do Couro (CITC) na final nacional a realizar em Espinho, nos dias 14 e 15 de Junho.

Saiba mais em:
http://f1inschoolsastrada.blogspot.com/
http://astrada.pt.vu/

0 comentários: