BMW e Volkswagen em guerra pelo carbono?

Noticiamos a parceria entre a BMW e a SGL Group para o desenvolvimento de fibra de carbono para usos comuns e também noticiamos a interferência da Volkswagen que também comprou uma parceria na SGL. Na altura fiquei com a ideia que mais cedo ou mais tarde a BMW poderia responder à letra...e assim foi.
Um dos membros da direcção da BMW Susanne Klatten (também membro da família Quandt – maior accionista da BMW) comprou uma participação na SGL que permite bloquear a Volkswagen e ameaça comprar uma minoria bloqueante na própria Volkswagen se esta resolver intrometer-se nos planos da BMW. A SGL tinha dito, antes desta confusão, que trabalharia com outros construtores automóveis, parece que as coisas mudaram e a BMW poderá ser o único ou o cliente favorito.
A fibra de carbono é um material muito resistente e muito leve – o Aventador usa um chassis monocoque em fibra de carbono como um carro de competição mas é também um caminho para os automóveis comuns perderem muito peso – se a VW controlar um dos principais produtores mundiais reduz os seus custos de produção e controlar o desenvolvimento dos seus competidores. Agora que foi bloqueada, o que vai a VW fazer? E o senhor Piech nunca gosta de perder...

0 comentários: