Até agora tinhamos a palavra da GM/Opel em como o seu Chevrolet Volt/Opel Ampera é um veiculo electrico com um motor a combustão classico a servir de gerador quando a bateria fica fraca - sempre disseram que o motor não movia as rodas. Pois...pelos vistos não é só sobre as armas de destruição massiça que eles mentem.

A GM veio confirmar que o Volt pode, em algumas situações, usar o motor de combustão para mover as rodas - algo que só foi admitido depois da Motor Trend ter testado o Volt. A GM diz que não podia ter dito antes por causa de uma patente que ainda não tinha sido aceite pelo gabinete federal de patentes.
Claro que é apenas uma mudança de designação mas a verdade é que a GM foi apanhada numa mentira (algo que não fica bem) e afinal depois de tanto barulho sobre o Volt/Ampera serem revolucionarios, afinal não passam de um Prius com uma bateria maior e a possibilidade de ligar a corrente em casa.
Segundo as ultimas informações, o motor de combustao não está mecanicamente ligado as rodas de tracção, pelo que não se trata do mesmo sistema do Prius. A unica diferença para o inicialmente anunciado é que em vez do motor de combustao funcionar sempre em regime constante como um gerador, pode em caso de necessidade aumentar a rotação para produzir mais corrente e assim dar mais potencia aos motores electricos das rodas de tracção.
não é correcto - o que não existe é uma ligação mecanica directa entre o motor e as rodas.
Mas segundo quem analisou as patentes da GM o motor 1.4 litros esta ligado directamente ao sistema principal do Voltec o "4ET50 electric drive unit" e em certas condições (velocidades acima das 70 milhas) alem de alimentar os motores electricos o sistema de transmição permite que o motor a combustão tambem movimente as rodas em conjunto com os motores electricos.
Não é uma surpresa - há alguns meses atras, quem testou o Volt disse que em euto-estrada era lento demais.
http://www.4rodas1volante.com/2010/07/opel-ampera-e-chevy-volt-em-risco.html
A GM arranjou solução mas "esqueceu-se" de avisar o marketing.
Sinceramente, creio que é apenas uma alteração de denominação do Volt mas novamente a GM foi apanhada numa mentira.