Sistema anti-colisão frontal

A Continental esta a desenvolver um sistema que avisa o condutor de uma ultrapassagem demasiada arriscada e pode mesmo travar o carro. Nas estradas nacionais a ultrapassagem pode ser particularmente perigosa, especialmente graças ao sistema fiscal português que empurra muita gente para carros com potencia insuficiente para fazer uma ultrapassagem em segurança. Para ajudar o condutora Continental esta a trabalhar um sistema inédito - utilizando câmaras e radares, este sistema verifica o tempo e o espaço disponível para a ultrapassagem em segurança.


Se não for possível, o condutor é avisado progressivamente por sinal sonoro e luminoso bem como vibrações no pedal do acelerador. Se mesmo assim o condutor insistir na manobra, o sistema aplica os travões.
Mas este sistema está ainda em testes e cada construtor pode adaptar o sistema à sua maneira, inclusivamente medidas de desactivar rapidamente o sistema (como meter o acelerador a fundo por exemplo). Já existem sistemas anti-colisão semelhantes mas só funcionam a baixa velocidade como o City Safety da Volvo ou apenas para veículos que vão no mesmo sentido como os sistemas da Mercedes, BMW ou Lexus.

0 comentários: