Hibridos esgotam metais raros

Os ecologistas gostam muito de elogiar a ajuda que os hibridos proporcionam na redução das emissões, mas o reverso da moeda é que estão a esgotar as reservas mundiais de alguns metais raros. Gosta do seu telemóvel e do seu portátil? Os híbridos podem vir a acabar com eles!


Segundo a Reuters, os construtores japoneses estão muito interessados numa mina de metais raros no Canada (Thor Lake) depois da China ter limitado as exportações de metais raros e considera até banir completamente a exportação de alguns materiais como o (nomes em Inglês por ausência de tradução) terbium, dysprosium, yttrium, thulium e lutetium, todos muito usados na construção de automóveis híbridos e muitos sem substituto. É o caso do neodymium, utilizado para os imans usados nos motores eléctricos dos automóveis híbridos.

Segundo um consultor de metais estratégicos, o Toyota Prius é o maior consumidor de metais raros do mundo. Mas dá acesso a lavagens automoveis muito interessantes...mesmo quando não são assim tão ecologicos!

5 comentários:

  • José Neves says:
    9 de setembro de 2009 às 15:04

    Detesto hidridos! Sempre que vejo um na rua apetece-me insultar o comprador... parece que vão sempre a engonhar, mesmo que não estejam. Faz-me lembrar aqueles micro-carros (pápa-reformas) que dá vontade sempre de ultrapassar e mandar prá valeta.
    Caros amigos construtores de automóveis: ou fazem carros electricos com performances identicas ou melhores que os actuais carros a gasolina ou gasóleo ou então mais vale estarem quietinhos... agora carros eunucos!?! Para quê? Continuam a gastar gasolina, continuam a poluir, comportamento péssimo, argumentos pseudoecológicos (pneus fininhos, aerodinâmica do estilo nave espacial,...), feios e será que já alguem se lembrou da reciclagem das pilhas que alimentam essas coisas?

    O mercado automóvel apresenta soluções bem mais sustentáveis neste momento e não é preciso ir para os ecomotives, bluemotions e econetics.

  • anarquista_duval says:
    9 de setembro de 2009 às 22:27

    E não são quantidades pequenas!!

    É ver as toneladas de gasóleo que se gastam pa fazer mexer as Cat 797 (ou cópias chinesas) que andam por lá a levar minério.

  • hugo espanhol says:
    10 de setembro de 2009 às 13:31

    eu também pertenço à BCH

    brigada contra os híbridos

  • rmsequeira says:
    13 de setembro de 2009 às 23:31

    É lamentável estarem a adiar a solução mais óbvia: HIDROGÉNIO!!!!!!!!!!!

  • fresasgt says:
    18 de setembro de 2009 às 23:50

    olhem querem saber uma um opção ecológica de baixo custo GPL ou CNG

    isso sim enquanto se espera por soluções viáveis como hidrogénio mas mesmo assim do pouco sei isso não iria esgotar a agua potável do mundo