Mikko Hirvonen lidera 1ª etapa do Rally de Portugal

A primeira etapa do Rally de Portugal acabou com um piloto da Ford no lugar cimeiro e outro fora da competição e ainda Armindo Araújo a liderar o P-WRC.

Mikko Hirvonen aproveitou o primeiro dia para conseguir uma vantagem de 15 segundos sobre o segundo classificado, Dani Sordo.
Esta etapa foi desastrosa para o Loeb que perdeu cerca de 25 segundos logo no inicio, situação à qual não estamos habituados, normalmente costuma levar vários segundos de vantagem logo no primeiro dia.
Segue-se Marcus Gronholm, com um Subaru Impreza preparado pela Prodrive, chegou a ocupar o segundo lugar, mas caiu para a quarta posição, conseguindo demonstrar que ainda está em forma.
Petter Solberg, ao volante de um Citroën Xsara WRC, ocupa o 5º posto, demonstrando que também pode lutar por um dos lugares do pódio.

No J-WRC, Michal Kosciuszo, com um Suzuki Swift S1600, lidera com 41s de vantagem sobre Yoann Bonato, também ao volante de um Suzuki.

No P-WRC é o piloto da casa quem lidera, que pode beneficiar dos azares dos seus principais adversários.
Patrick Sandell, vencedor das duas anteriores provas do P-WRC, abandonou o rally entregando a liderança a Nasser Al Attiyah. No entanto, um despiste do piloto do Qatar fez-lo perder bastante tempo e todas as hipóteses de continuar a lutar pela categoria.

"Tenho tentado acalmar os ânimos e mentalizar as pessoas que nada está ganho, ainda há muito rali pela frente e é preciso ir com calma. Hoje [os problemas] aconteceram ao Al Attiyah, mas amanhã podem-me acontecer a mim..." "Já temos muita experiência, passámos por muitos problemas em rallyes dos anos anteriores e pensamos que essa experiência começa agora a dar resultados. Estamos a gerir bem o rally, acabámos o primeiro dia na frente e espero conseguir manter os nossos adversários atrás mas se não o conseguirmos queremos fazer o nosso melhor." - Armindo Araújo

Classificação da primeira etapa:
1. Mikko HIRVONEN 1:24:12.6
2. Dani SORDO +15.0
3. Sébastien LOEB +18.0
4. Marcus GRONHOLM +25.9
5. Petter SOLBERG +42.2
6. Sébastien OGIER +1:04.0
7. Matthew WILSON +1:14.6
8. Evgeny NOVIKOV +1:33.7
9. Henning SOLBERG +1:33.8
10. Mads OSTBERG +2:42.1
11. Conrad RAUTENBACH +3:38.9
12. Federico VILLAGRA +4:02.4
13. Armindo ARAÚJO +8:02.1
14. Eyvind BRYNILDSEN +8:33.9
15. Andis NEIKSANS +10:01.0

Segue-se o vídeo da especial de abertura do Rally de Portugal de 2009:


0 comentários: