Hyundai no salão automóvel de Paris 2016

Sou "velho" suficiente para recordar os primeiros Hyundais a chegar a Portugal e pensar "eles não vão muito longe" - mas ali, olhando em volta do expositor do salão de Paris e rodeado pelos novos modelos da marca coreana, não pude deixar de ficar admirado de todo o caminho pela marca.


Exemplo claro é o novo Hyundai i30 - tem pela frente rivais de calibre como o Focus, Astra, o eterno Golf ou o muito estilístico Megane mas se o design do novo i30 parece um pouco sedado é extremamente bem construído não devendo nada à qualidade dos alemães, tem uma gama de motores interessantes, a ergonomia interior e o equipamento de série é invejável e a marca coreana foi buscar um veterano da BMW M para assegurar um bom comportamento de estrada.



O i40, particularmente a carrinha, continua uma proposta muito interessante recebendo recentemente motores mais eficientes e mais equipamento. Especialmente atrás do volante temos a sensação de estar em algo mais de solido, bem pensado...nada a ver com o Sonata.

Vários exemplares os modelos desportivos da marca, um appetizer para o que esperar do Departamento N da marca coreana.

Os Tucson transpiravam solidez mas não escondiam ao fundo os diferentes sabores da gama Ioniq, uma grande aposta da marca que para destronar o Prius e ganhar espaço no futuro mercado dos híbridos.


Para isso criou um automóvel de raiz exclusivamente para motorizações electrificadas (híbrida clássica, híbrida plug-in e 100% eléctrica) mas mais consensual, menos extravagante, muito bem equipado e com uma qualidade de construção capaz de rivalizar com os alemães.

Um pouco perdido a um canto estava um Hyundai que me deixou de tal forma excitado que vários elmentos do expositor vieram ver que raio se passava - podia parecer apenas um ix35, mas debaixo do capot estava uma célula de combustível. O "futuro" que tanto li em criança estava alí à minha frente...


Mas se sobram dúvidas sobre o que a Hyundai é capaz vejam só este Genesis New York Concept que anuncia o seu rival ao BMW serie 3.


Definitivamente mantenham o olho da Hyundai...

0 comentários: