Salão de Frankfurt 2013 - segundo Turbo-lento

O salão de Frankfurt foi uma lufada de ar fresco com todos os construtores (até alguns que nunca tinha ouvido falar!) a trazerem dezenas de novos modelos mesmo com o continuar da crise financeira - a queda continua de vendas tem arrastado não só os construtores como toda a industria em torno do automóvel. Mas esperando-se a recuperação na segunda metade do ano, agora é o momento de apresentar as novidades!
E novidades houveram, em todas as frentes - novos modelos para atrair os orçamentos mais pequenos (Dacia, Citroen) ou aqueles orçamentos médios que gostariam de conseguir algo mais pelo seu dinheiro (Ford Mondeo Vignale, Citroen DS), mais híbridos (BMW i8) ou 100% elétricos (BMW i3, e-Golf), bem como concepts de outro mundo (Opel Monza) e outros mais terra-a-terra (Renault Initale Paris).

Havia de tudo para todos...mas olhando para todo o evento, o que é transpareceu? O que podemos contar no futuro? Quem é que faltou ao salão? E qual é o mais importante automovel deste salão? Tudo isso, com algumas menções a orgasmos, descrevo abaixo.

 
Crise? Qual Crise?
O ambiente geral era do tipo "tivemos uma crise e sobrevivemos" - afinal as vendas automóveis nos EUA parecem ter voltados aos números pré-crise e na Europa parecia que após 18 meses de queda constante o mercado tenha estabilizado.
Creio que foi Carlos Ghosn, chefe da aliança Renault-Nissan, que o disse melhor - que o mercado europeu estabilizou e prepara-se algum crescimento, se bem que alguns mercados mantem-se duvidosos. Segundo Ghosn vários indicadores apontam o fim do período de declínio com uma subida que deverá ficar por 1 a 2% por ano para os próximos 2 a 3 anos. “The worst is over" diz ele - mas até a confiança dos consumidores voltar assim vai se manter. Ghosn identifica os mercados Norte-Americano, Chinês, Indiano e Russo como os mais promissores, mas avisa para riscos dos mercados Japoneses, Brasileiro e da Indonésia de se juntarem à Europa.

A Ford espera que a unidade europeia apresente lucros em 2015, apesar de (segundo as declarações do responsável regional) as vendas terem batido no fundo e lá continuarem sem aumento de vendas no futuro próximo. Mesmo assim, as vendas da Ford na Europa subiram no 2º quadrimestre de 2013 detendo 8.1% do mercado (7.5 em 2012).

Tal como a Ford, a General Motors espera também sair do vermelho na Europa mais ou menos pela mesma altura.

O principais CEO's também convergiram no aviso que é preciso encerrar mais fabricas (e empregos) na Europa. Todos concordam que as vendas de automóveis novos na Europa estabilizaram mas a recuperação ainda não é garantida e pode demorar alguns anos com a industria ainda a precisar de cortar capacidade produtiva excessiva para compensar perdas e aliviar pressão sobre os preços.
O CEO da VW Martin Winterkorn diz que a Europa "ainda precisa" de encerrar 10 fábricas - nenhuma da VW graças ao crescimento nos EUA, China e Rússia. Neste tema a PSA Peugeot Citroen (que ainda sofre a pressão de governo e sindicatos pelo encerramento de uma unidade próxima de Paris) anunciou que procura negociar mais cortes com sindicatos.

 
Lançar foguetes antes da festa?
Infelizmente as vendas voltaram a cair na Europa em Agosto, principalmente a PSA Peugeot Citroen. As vendas voltaram a cair na Alemanha, França e Itália - apenas Inglaterra continua a crescer (mais 10%). Os construtores ainda esperam a estabilização, mas o cenário não esta bonito.

 
Frankfurt eletrizante
Este salão teve uma grande quantidade de elétricos e híbridos, apesar das duvidas sobre quantos vão conseguir vender (a VW recusou-se a falar de perspetivas de venda dos e-Golf e e-Up). Mas esperam que a recuperação económica em conjunto com novidades gerem vendas capazes de virar este mercado.

A BMW trouxe o i3 elétrico e apresentou os plug-in i8 e X5 (este ultimo ainda como concept). A Mercedes trouxe um concept de um Classe B elétrico desenvolvido em parceria com a Tesla. E já que falamos nela, a Tesla este em Frankfurt com o seu Model S e espera que apartir de 2014 pelo menos 1/4 das vendas seja feita na Europa. A Nissan já conseguiu vender 75.000 Leafs por todo o mundo, o Chevrolet Volt teve em Agosto o seu melhor mês e o primo Ampera recebeu um avultado corte de preço recentemente. O mercado é ainda pequeno mas esta a crescer e com o tempo este automóveis vão ficar ainda mais acessíveis e menos "temidos" pelas pessoas.

E tentando roubar a luz ao BMW i8, a Volkswagen tinha que fazer algo - apesar de ainda no ano passado ter classificado de ridículo os automóveis elétricos, a Volkswagen vem agora anunciar que quer liderar o mercado dos elétricos.
Até agora, "verde" no grupo VW resume-se a motores diesel muito económicos (provavelmente por isso é que a Greenpeace não os deixava em paz), mas Frankfurt marcou a mudança de atitude: não só a apresentação do e-Up e e-Golf mas também o anúncio que poderá comercializar até 40 elétricos e híbridos até 2018 (o CEO de VW Martin Winterkorn diz que as várias marcas do grupo VW terão 14 modelos elétricos, híbridos clássicos e híbridos plug-in até 2014) - além de ser o maior construtor automóvel mundial nos entretantos. É de mim ou a VW começa a soar muito como um vilão dos filmes de James Bond?

E voltando a falar na Nissan, esta é provavelmente a única capaz de estragar os planos da VW de dominação do mercado de elétricos.
Afinal a Nissan (e em conjunto com a Renault) já tem a experiencia de lançar automóveis elétricos em todos os tipos de clima e já tem 75.000 Leafs na estrada enquanto a VW...não tem nenhum.

Um ultimo pormenor, e este pessoal - quem compra um automóvel elétrico quer que ele seja especial. A Vw apenas fez uma versão elétrica de 2 automóveis "comuns" e vai ser por isso que não vão ter sucesso.

 
Então quais os meus preferidos do Salão de Frankfurt 2013?
BMW i8
Custa a admitir, mas tem que ser o BMW i8. Não só pelo automóvel em si, mas também (perdoem a expressão) pelos tomates da BMW. Sim, leram bem. É que os automóveis elétricos, qualquer que seja o tamanho, tem tido um sucesso limitado e não contentes em criar um i3 tecnicamente único, resolveram criar também um super-carro nos mesmos princípios, o i8.
 
Sim, demoraram uma eternidade mas leiam e digam se alguma vez ouviram esta combinação de palavras: "um chassis de alumínio com célula de passageiros em plástico reforçado com fibra de carbono com um motor de 3 cilindros acoplado com um motor elétrico atrás e outro à frente com a possibilidade de carregar na tomada caseira". Até a combinação dos números é única - estamos a falar de um automóvel que vai custar tanto quanto um Porsche 911/Audi R8, é capaz de competir com o M3 e consome tanto quanto um BMW 120d.

É um risco enorme para a BMW e só o tempo dirá se a BMW deu o tiro de partida numa nova era de tecnologia automóvel ou um tiro na perna. Uma coisa é certa: o i8 cativou a atenção de todos, incluindo a concorrencia (Tesla, Mercedes, Audi, VW, etc) que vai sem dúvida seguir atentamente as performances e vendas do i8 no futuro.
 
Jaguar C-X17
Se bem que ainda como concept, o Jaguar C-X17 para mim é dos mais importantes - quase pronto para a produção e estreando uma nova plataforma modular em alumínio que marca o arranque de um ambicioso plano de expansão da gama. Dá uma grande liberdade estilística aos futuros Jaguar e torna a marca britânica numa rival aos alemães que dominam o segmento do luxo. Isto se acertarem com a fiabilidade.
 
Mas antes de o colocar na estrada a Jaguar vai usar a plataforma iQ-Al para uma sedan capaz de rivalizar com BMW Serie 3 por 2 razões - acalmar os fieis da marca chocados por um SUV Jaguar e exorcizar de uma vez por todas o X-type. Será o renascer da Jaguar?
 
Toyota Yaris Hybrid-R
Quando conduzi o Toyota GT-86 reconheci a vontade da Toyota em mudar a imagem instalada, e este concept Yaris Hybrid-R é mais um marco nesse caminho.

Sinaliza que a Toyota não vai deixar a sua tecnologia hibrida apenas para a redução de consumos mas também para acelerar o coração dos condutores e que ira alargar o regresso ao mundo do desporto automóvel (este Yaris tinha um motor de 1.6 litros turbo conforme os requisitos da FIA).
Com a GM e Volkswagen ambos a mostrarem vontade de puxar o tapete à Toyota como maior construtor automovel do mundo, definitivamente a Toyota não vai sair sem luta.
 
Citroën Cactus
Já tínhamos falado dos planos da PSA para criar maior distância entre a Citroen e Peugeot, e apesar de já termos alguns modelos da "nova" Peugeot (208, 2008) , este C4 Cactus será o primeiro da "nova Citroen" - novo design e filosofia.

Será que conseguem? Teremos que ver como é que este concept se traduz na realidade. O futuro das 2 marcas gaulesas disso depende.
 
Caterham Seven 165
Após anos de construir versões cada vez mais extremas, potentes e caras a Catherham resolveu democratizar o prazer de condução  com Seven 165.
 
Recorrendo à mesma receita do Toyota GT 86: motor mais pequeno, peso abaixo dos 500 quilos, suspensão simples, pneus de baixo atrito e preço acessível asseguram que mais podem não só ter ter um 7 na sua garagem mas também um grande sorriso na cara.

SUV
Não propriamente um modelo, mas um formato. Depois do movimento dos monovolumes iniciado pela 1ª Renault Megane Scénic em quase todos as marcas tem modelos MPV's a verdade é que 2014 e 2015 será o ano do SUV e dos SUVs compactos. Basta olhar para o concept Initiale Paris que anuncia não só a próxima Espace SUV, mas uma reformulação do MPV pela marca que o generalizou. Todas as marcas tinham um, seja como modelo final ou como concept - não me admiro se certos formatos vierem mesmo a desaparecer ou reduzirem-se a nicho como os sedans segmento D (Renault Laguna, Ford Mondeo, Citroen C5 e outros).
 
 
-O que não esteve em Frankfurt 2013
Além de Marchione (inicialmente iria estar presente em 2 sessões com jornalistas, depois passou a uma e depois cancelou tudo) outras novidades eram esperadas para Frankfurt mas não vieram - infelizmente muitas foram guardadas para o Salão de Los Angeles em Novembro.

É o caso do Porsche Macan (baseado no Audi Q5 e que dará sem dúvida orgasmos múltiplos aos contabilistas da marca - ideia nojenta eu sei) e fará companhia ao mais tradicional 911 Targa. O BMW serie 2 (serie 1 coupe), o Série 4 descapotável e o próximo Mini também lá devem estar. Já o próximo M3 só deve chegar em Detroit 2014 ao lado do novo Mercedes Classe C. Genebra 2014 terá o Renault Twingo 3, o Peugeot 308 carrinha e o novo Qashqai.
 
E assim foi o Salão de Frankfurt...muitas apostas numa recuperação que ainda não se parece materializar. Teremos que esperar para ver.

0 comentários: