[update video]BMW i8 apresentado

Até que enfim...depois de meses intermináveis (ok, foram 2 anos!) de fotos e vídeos enfim temos a versão final do BMW i8. O primeiro desportivo hibrido plug in de sempre - mais um nicho criado pela BMW e apesar da eterna demora sou capaz de arriscar que este (juntamente com o Jaguar Type F) é daqueles automóveis que qualquer um fica bem.


 
É uma receita estranha - o motor esta na posição certa (central) mas é um 3 cilindros (todos os outros têm pelo menos 6), só tem 1,5 litros de capacidade (o mesmo que o meu Megane) e mesmo assim capaz de debitar 231 cavalos e 320 Nm de binário.


 
235 cavalos até é bastante, mas sejamos sinceros não basta - e aí entra o motor elétrico montado no eixo dianteiro que acrescenta 131 cavalos/250Nm de binário e a possibilidade de tração integral. Acrescentamos então a estes 362 cavalos e 570 Nm de binário a linda carroçaria aerodinâmica e o peso total é de apenas 1500 quilogramas já com a bateria de lítio de 5 kWh.

 
Acelera dos 0 aos 100km\h mais rapidamente que um M3. O i8 usa um chassis em alumínio (que inclui as baterias, motores e estrutura de absorção de impactos) e uma célula de passageiros em plástico reforçado com fibra de carbono (que sentam 4 passageiros) que juntos criam a arquitetura LifeDrive - a distribuição de pesos é quase 50/50 e o centro de gravidade extremamente baixo. E usando novamente o M3 como referencia, este i8 pesa menos 90 quilos que o M3.
 
Claro que há números muito interessantes de consumos e emissões, mas sendo o ciclo de homologação para hibridos muito optimista e não é provavelmente o mais importante neste carro, nem vale a pena falar neles.

Update 18/09/2013

Update 24/09/2013

0 comentários: