Citroen sem sobrepor Peugeot

Um dos grandes problemas com o grupo PSA é que ambas Peugeot e Citroen competem uma com a outra, mas a PSA anunciou a sua estrategia para as marcas Peugeot e Citroen, com uma estratégia em 3 andares que esperam eliminar esta sobreposição. 

Seguindo as palavras do CEO da PSA Philippe Varin:
A Citroen representa
- automóveis eficientes e amigos do ambiente
- fáceis de usar, tecnologia simples
- design "purista"

A Peugeot representa
- qualidade apercebida e fiabilidade
- elegante, design dinâmico que sobressai
- prazer de condução

A PSA insiste que a Citroen não vai ser uma marca low-cost (tipo Dacia) mas os próximos automóveis vão ser colocados um pouco mais baixo que a actual gama. A ideia é manter a gama premium DS, complementando-a com modelos C com melhor relação custo/função - o preço deverá ser um factor. Mas o design promete ser forte e diferente com inúmeras possibilidades de personalização. O primeiros modelos devem surgir na segunda metade de 2014.

Explicando então os 3 andares da piramide - temos a Citroen como low-premium, a Peugeot será Premium e a DS high-premium no topo. Concordo que é um pouco contra-historia, já que os Citroen sempre tiveram os designs elegantes e novas tecnologias enquanto a Peugeot era capaz de atravessar África de ponta-a-ponta.
Mas se há algo constante na vida, é a mudança e a marca francesa procura um novo arranque. Claro que temo a abordagem da Peugeot ao premium, afinal quer o Citroen C6 quer o Peugeot 607 tiveram poucas vendas, mas só o futuro dirá.

0 comentários: