Novo Peugeot 308

Eis a segunda geração do Peugeot 308, o 1º modelo da nova organização PSA. Mais curto, mais baixo, mais leve, mais equipamento, mais belo e menos peso parece ser a forma de resumir o Peugeot 308 2013, mas mais se esconde debaixo do metal. É também uma questão de imagem - este Peugeot 308 é o modelo que é suposto empurrar a Peugeot para cima e calcar os calos à Volkswagen e companhia.


O novo Peugeot 308 é, relativamente ao anterior 308, 4 centímetros mais baixo (1,46 metros de altura), 3 centímetros mais curto (4,25 metros de comprimento), a mala é de 470 dm3 (antes era de 430 dm3) e graças à plataforma EMP2 (depende de versão mas no máximo) mais leve em 140 quilos.


Para colocar em perspectiva à concorrência  o novo Peugeot 308 é mais curto em 10 centímetros ao novo Volkswagen Golf 7 e mais curto em 17 centímetros ao actual Opel Astra - isto, dito pela Citroen, sem prejudicar o espaço interior. Algo a verificar nos ensaios que não devem tardar.

Retirar 140 quilogramas a um automóvel é uma enorme melhoria graças a nova plataforma modular EMP2, e a acreditar nos números da Peugeot, a versão diesel mais sóbria terá emissões de CO2 de apenas 85 g/km que é quase o mesmo que o Toyota Auris hibrido. Se bem que não é CO2 que interessa na vida real, mas é um feito - um diesel ao nível de um híbrido  Sobre o que mais se vai encontrar debaixo do capot a Peugeot não diz - mais adiante vai chegar o novo motor 3 cilindros 1.2 THP turbo com injecção directa a gasolina, e eventualmente uma versão GTI provavelmente com o motor de 260 cavalos do RCZ R. Deixando a mecânica  o design segue o mesmo caminho dos 208 e 2008.

O designe é mais sóbrio  elegante se bem que ao mesmo tempo clássico com uma pitada de Golf. Este 308 pega no novo designe de Gilles Vidal e acaba de vez com as enormes bocas que pareciam dominar a gama da Peugeot.


Temos uma evolução da grelha cromada do 208, as nervuras nas laterais que correm até aos faróis em boomerang nas "coxas" traseiras. Sim eu disse coxas...vejo um pouco do Peugeot Onyx também. A nova plataforma permite esta design mais dinâmico, com o capot mais baixo muito graças ao facto que monta o motor mais baixo.

No interior temos o combinado de mostradores elevado por cima do volante mais pequeno e um ecrã de 9,7 polegadas que acumula o acesso a muitas funções do automóvel (rádio, gps, aquecimento, A\C e outras), bem como acesso à internet e aplicações várias do catálogo da Peugeot. Mas olhando para o interior inspira qualidade, solidez.


A nível de equipamentos, o novo Peugeot 308 vai receber também cruise-control adaptável  travão de mão eléctrico  cartão mãos livres e outros sistemas. E em todos os Peugeot há sempre aquela característica, exercicio de designe que na maioria das vezes não tem grande aplicação práctica - o 208 tinha o "mood light", este 308 tem o conta-rotações ao contrário. Se repararem na imagem abaixo, temos o velocímetro e conta-rotações em sentido opostos. Estranho...  


É uma jogada importante numa altura problemática - sinceramente estou farto de só ter más notícias dos lados da PSA. Tiveram um óptimo arranque com o 208, lançaram o 2008 na altura certa (gostava de dar uma voltinha nesse) e agora temos o novo 308. É também o primeiro automóvel na estratégia de 3 andares da PSA que define a Peugeot como uma marca Premium. Tem que funcionar. Só não sei se deviam ter enterrado a denominação 308, afinal a Renault vai fazer isso com o Laguna para quebrar quaisquer associações com o modelo que substitui.

A apresentação oficial será em Frankfurt em Setembro.

2 comentários:

  • Marco C. says:
    14 de maio de 2013 às 17:04

    Parece... um Golf. Contudo até está engraçado. Mudava apenas os leds dos farolins da frente e colocava uma linha, fica melhor do que um risco de leds, mas está bastante agradável em termos de qualidade, vamos ver o que vem ai de alteração nas versões desportivas.

  • Turbo-lento says:
    14 de maio de 2013 às 18:56

    Ao contrario do actual, e estou a julgar pelas imagens, este 308 parece mais bem conseguido. o actual de certos ângulos parece uma coleção de pedaços. Espero que tenha sido acertado pelo mesmo tipo que fez o 208.
    Estou apenas com a pulga atrás da orelha sobre a questão de ser mais pequeno que a concorrência e mesmo assim oferecer a mesma habitabilidade. Espero ter hipotese de o conduzir em breve