BYD em Portugal em 2012

O construtor chinês BYD pretende iniciar a comercialização dos seus modelos na Europa. A aposta é essencialmente eléctrica e inclui 2 modelos distintos, isto depois de ultrapassadas as homologações de segurança. Já quanto às autonomias, parecem-me um pouco surrealista...

O modelo S6DM (acima) utiliza um motor com 102 cv e 2 motores eléctricos de 14 cv em cada roda, podendo ser usados ambos como tracção integral, conseguindo uma autonomia de 500km, e que o motor de combustão funciona como extensor de autonomia, já que unicamente em modo eléctrico move-se durante 60 km. As baterias são de fosfato de ferro e 100% recicláveis. Parecenças com o Lexus??

Outro modelo chave é um monovolume designado e6 ECO. Este modelo é totalmente eléctrico e tem uma autonomia de 300km para 140 Km/h de velocidade máxima e demora 6 horas a completar o carregamento.

Mas como seria de esperar a historia não é tão simples - como sabemos as leis de direitos de propriedade chinesas são mais flexiveis que o sorriso dop senhor Socrates e a maioria dos automoveis chineses são, no mínimo, semelhantes a automoveis Europeus, Americanos ou Japoneses. Mas e mecanicamente?
Ora a Reuters andou a investigar a BYD que tem recebido muitos investidores, um deles o milionário Warren Buffett, por causa da sua tecnologia de baterias para automoveis electricos que virá então para a Europa e EUA nos BYD. E a Reuters cita documentos do WikiLeaks que dizem que a tecnologia de baterias da BYD não é tão especial como dizem (as vendas têm sido fracas nos ultimos meses) - os tais 300km de autonomia provavelmente. A BYD foi tambem apanhada a encomendar peças proprietárias para automoveis que não produz para engenharia inversa e fazer copias.

E segundo o Consul na região de Guanzhou os BYD's não vão passar nas leis de copyright e muito menos nos testes de segurança - um consultor cujo nome não foi duplicado disse que se as portas forem fechadas com força demais podem não voltar a fechar ou mesmo cair.

0 comentários: