Novo Renault Filante apresentado

Este é o novo topo de gama internacional da Renault - com 4,92 metros o Renault Filante é um SUV hibrido de segmento E (pensem BMW X5 ou o Audi Q8) desenhado especificamente para outros países que a Europa como a américa latina, Índia, Turquia, Coreia do Sul e Marrocos para já...sim, para nós é o Rafale ou a Renault Espace. Pode não vir para a Europa, mas o design deverá chegar cá nos próximos Captur e Austral.

Exteriormente parece uma versão esticada do Renault Rafale, com um pouco de Clio 6 e BMW XM como no perfil e tejadilho. A grelha dianteira é completamente nova com uma estrutura 3D iluminada pintada em gradiente de cor da carroçaria ao preto brilhante do para-choques. Atrás temos um spoiler no topo do tejadilho e na versão Esprit Alpine a mala é em preto.


Como disse é bastante grande - 4,92 metros de comprimento, 1,89 metros de largura e 1,64 metros de altura. Para referencia o Vel Satis ficava nos 4,86 metros de comprimento e creio que maior que este Filante só o Renault Reinastella dos anos 30 que media 5,40 metros de altura.


No interior temos um arranjo de 3 ecrãs de 12,3 polegadas que a Renault chama Open R Panorama Screen complementado por um headup display de realidade aumentada num tablier que parece tirado de uma marca premium. Recebe ainda volante e assentos específicos.


Concebido internamente numa versão adaptada da plataforma CMA da Geely (usada nos Volvo XC40 e Polestar 2) o Filante conta com uma motorização full hybrid E-Tech de 250 cavalos (os atuais Austral, Espace e Rafale full hybrid E-Tech ficam-se pelos 200 cavalos). Usa um motor de 4 cilindros turbo de ciclo Miller de 1.499 cm3 com uma taxa de compressão de 14:1, injecção direta de 350 bars e distribuição variável e-CVVT ajudado por 2 motores elétricos (um de 135 cavalos e 320 Nm move o veiculo e um segundo de 80 cavalos e 180 Nm serve de gerador e arrancador HSG) alimentados por uma bateria de 1,64 kWh. E tudo ligado pela caixa de velocidades automática DHT Pro.

0 comentários: