Depois de muito teasing a Porsche apresenta mais uma variante do Cayenne: este é o Cayenne Electric que em 2026 estará disponível em versão Cayenne Electric e Cayenne Turbo Electric. Esta ultima versão é pontualmente o Porsche mais potente de todos com o 1.156 cavalos mais que suficiente para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos (mais rápido que o 911 Turbo S), os 200 km\h em 7,4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 260 km/h.
Exteriormente parece um Macan maior - tem uma frente mais baixa, o capot longo com nervuras e farois LED Matrix mais finos. À frente tem aberturas ativas para o sistema de arrefecimento como no 911, e atrás tem um spoiler ativo que na versão Turbo é completado por laminas aerodinâmicas ativas que são estendidas a partir dos 55 km\h e segundo a Porsche adiciona 12 quilômetros à autonomia do Turbo. Com todo o trabalho aerodinâmico este Cayenne Electric consegue um coeficiente aerodinâmico de 0,25.
O novo Cayenne Electric é maior e mais pesado que o primo a combustão - nenhuma surpresa: é 5,5 centímetros mais comprido para 4,99 metros de comprimento, 1,98 metros de largura e 1,67 metros de altura. A maior evolução está na distancia entre eixos que cresceu 13 centímetros para 3,023 metros. E pesa 2,5 toneladas, mais 500 quilos que a versão a gasolina. Está equipado com jantes de 20 ou 22 polegadas, no Cayenne Turbo recebe pneus Pirelli P-Zero específicos 285/40/22 à frente e 325/35/22 atrás.
No interior é uma orgia de pixeis! Temos o grande conjunto de instrumentos curvo panorâmico de 14,25 polegadas que pode ser opcionalmente completado por um outro ecrã de 14,9 polegadas. E depois no centro, entre o conjunto de instrumentos do condutor e o do passageiro dianteiro, temos um ecrã táctil OLED para o sistema multimédia e controlos dobrado em angulo que cria 2 níveis.
Para facilitar o uso deste ecrã a Porsche criou a "Ferry Pad" - uma plataforma almofadada abaixo do ecrã para apoiar o pulso enquanto acede ais vários comandos.
Os assentos dianteiros são de regulação elétrica à frente e atrás, com aquecimento e ventilados. Ainda no aquecimento este Cayenne Electric inclui, para os que não gostam de levar com ar quente na cara várias superfícies aquecidas - além dos assentos e volante, as forras das portas e o suporte de braços na consola central são aquecidos.
Ambas as versões são de 2 motores, com o motor traseiro da versão Turbo a ter arrefecimento ativo. A versão "base" Cayenne Electric debita 408 cavalos e 835 Nm de binário para mover 2.525 quilogramas de peso enquanto o Cayenne Turbo Electric (que pesa 2.645 quilogramas) debita normalmente 857 cavalos mas aperta o botão Push-to-Pass e tem um overboost de 10 segundos em que liberta 176 cavalos adicionais para 1033 cavalos. Ativando o Launch Control terá um total de 1.156 cavalos e 1.500 Nm de binário ao seu dispor.
Ambos usam uma bateria LG de 113 kWh (108 kWh uteis) e um sistema elétrico de 800 volts compatível com carregamento rápido 400 kW (capaz de ir dos 10 aos 80% em 16 minutos). Carregamento AC está inicialmente bloqueado a 11 kW mas será possível carregar a 22 kW mais adiante. O Cayenne Electric tem uma autonomia de 642 quilômetros e o Cayenne Turbo de 623 quilômetros. O Cayenne Electric disponibiliza a opção de carregamento sem fios por indução...da bateria de tração, tal como carrega o seu smartphone em casa, a 11 kW com uma eficiência de 90%.
Para manter toda a cavalagem na estrada o Cayenne Electric recebe de série a suspensão pneumática ativa Porsche Active Suspension Management (PASM), com a versão Turbo a receber adicionalmente o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Na lista de opcionais poderá encontrar o eixo traseiro direcional e o Porsche Active Ride. Para travar recebe um sistema de travagem regenerativa de 600 kW, que segundo a Porsche é capaz de tratar de 97% da travagem. E se achar que não basta a lista de opcionais inclui discos de carboceramica PCCB de 440 milímetros.
E se quiser levar o seu Cayenne Electric para fora da estrada a Porsche disponibiliza um pacote Off-Road com geometria da suspensão especifica e aumenta a capacidade de reboque de 3 toneladas para 3,5 toneladas.









0 comentários:
Enviar um comentário