Tesla pensa mudar sistema de abertura de portas

Já aqui várias vezes manifestei a minha preocupação sobre a perigosidade do sistema de abertura de portas que a Tesla usa, e múltiplos exemplos de pessoas feridas e mortas porque após um acidente não conseguiram sair da viatura. Um automóvel é suposto proteger os seus ocupantes, mas após um acidente deve facilitar a extração dos ocupantes.
Infelizmente parece que foram precisas várias mortes (exemplo Model Y, Cybertruck), processos legais e abertura de investigações na China e EUA para que enfim a Tesla, segundo o seu designer Franz von Holzhausen, faça alterações a este sistema. Se vão ser as alterações necessárias teremos que esperar para ver.

Enquanto nos assentos dianteiros há um sistema manual de abertura de portas fácil de usar em caso de acidente, o mesmo não se pode dizer dos assentos traseiros.

Atualmente a NHTSA dos EUA está a investigar cerca de 174.000 Tesla Model Y de 2021 devido a fechos eletrônicos das portas não funcionais. As autoridades chinesas estão a estudar proibir as pegas das portas ocultas.

Está a decorrer um processo em tribunal de uma proprietária que após um acidente com o seu Model Y ficou com queimaduras graves e problemas respiratórios porque não foi possível retira-la rapidamente da viatura em chamas. Segundo o processo legal o sistema de aberturas de portas foi mal desenhado, bloqueou e dificultou a assistência.

0 comentários: