Apagão - o seu carro elétrico pode ajudar

Durante o apagão muitos pegaram com os automóveis elétricos e como não seriam capazes de ser abastecidos, mas na realidade alguns desses automóveis teriam sido muito uteis - se equipados com tecnologia V2G/V2H/V2L/V2X podiam manter equipamentos essenciais e até mesmo residências com eletricidade. Um powerbank com 4 rodas e 1 volante...desculpem tinha que meter a referencia.

Antes de mais explicar estas tecnologias:
- V2G ou Vehicle-to-Grid: permite injetar corrente para a rede elétrica para estabilizar e até vender eletricidade à rede de distribuição. Esta tecnologia permite uma melhor integração das energias renováveis que não são lineares como solar e eólica e assim em caso de desiquilíbrios (como parece ter sido o caso) o automóvel injetaria alguma energia na rede para evitar desiquilíbrios problemáticos.
- V2H ou Vehicle-to-Home: permite alimentar diretamente uma habitação. Dependendo da dimensão da bateria, estado de carga da bateria e consumo da residência é possível ter até 3 dias de eletricidade...se não abusar do consumo claro.
- V2L ou Vehicle-to-Load: permite alimentar diretamente dispositivos elétricos via tomadas 220/240 volts ou adaptadores específicos. Nos Hyundai Ioniq 5/Kia EV6 por exemplo com uma saída de 3,6 kW consegue alimentar diretamente um frigorifico, carregar o computador e mais.

Já existem veículos com esta tecnologia incluída, como os Hyundai/Kia E-GMP ou os mais recentes Renault, mas obriga à instalação de pontos de carga bidirecionais específicos para aproveitar. Dito isto alguns modelos têm tomadas elétricas no interior e outros recorrerem a adaptadores que ligam às tomadas de carga para alguma alimentação.

0 comentários: