Apresentada como concept há 2 anos atrás a nova Renault 4 de série foi a estrela do expositor da Renault no salão de paris, uma versão SUV do novo R5 e basicamente uma espada de 2 gumes com 4 rodas: por um lado desaponta os mais velhos que cresceram na traseira de uma 4L, por outro a nova geração deverá apreciar o SUV citadino de look retro mas com todos os confortos modernos. Chegará aos concessionários no verão de 2025.
Temos a icônica grelha dianteira da 4L, aqui numa peça única que suporta o logo iluminado da Renault e uma interpretação moderna dos farois históricos e tudo rodeado por uma faixa iluminada. Notam ainda o capot plano com entradas de ar (falsas) no fim, pilar C, a forma da 3 janela lateral, o ângulo da traseira e os farois traseiros inspirados na original.
O perfil quadradão que permitia todo aquele espaço interior está bem recriado e se a 4L original recebia umas proteções laterais de plástico preto o novo modelo tem a chapa com três nervuras horizontais.
Sinceramente, não sei que modelo faz melhor trabalho a recordar o seu antecessor - o novo R5 ou esta R4...
O interior é, tirando apenas alguns detalhes, exatamente igual ao do novo R5 - o fundo é plano, a versão Techno tem assentos em jeans e o tejadilho com textura.
Mas a grande novidade na nova 4 é a longa lista de opcionais que permitem personalizar a sua viatura - autocolantes, tejadilho em 2 tons, tejadilho de abrir em lona, múltiplas jantes, suporte de baguetes, elementos coloridos do interior que podem ser trocados, e muito mais. Segundo a Renault há 670 combinações possíveis de cores, equipamento e jantes.
Apesar de pequena (4,1 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1,6 metros de altura) a nova Renault 4 tem uma mala de 420 litros (mais 100 litros que o R5 em que se baseia) e o assento do passageiro dianteiro dobra completamente permitindo transportar itens até 2,2 metros de comprimento.
Mecanicamente falando a nova Renault 4 E-Tech usa até dois terços dos componentes do recente Renault 5 E-Tech, apenas colocando uma carroçaria diferente: plataforma AmpR Small, tração dianteira, suspensão traseira independente e 2 escolhas de motor elétrico e bateria: motor de 90kW alimentado por uma bateria de 40kWh capaz de uma autonomia de 300 quilômetros compatível com carga até 80 kW, e motor de 110kW alimentado por uma bateria de 52kWh para uma autonomia de 400 quilômetros compatível com carregamento até 100 kW. Ambos recebem bomba de calor e bidirecionalidade de carga.
update 05-11-2024
0 comentários:
Enviar um comentário