Sondagens online são lixo

Algo certo na internet - não há nenhum Príncipe nigeriano que quer partilhar a fortuna e as sondagens internet são lixo, como a T-Online alemã acabou de descobrir.

Este site arrancou uma sondagem a perguntar aos visitantes se comprariam um Tesla e os resultados iniciais não eram muito positivos para a Tesla: apenas 3% dos 100.000 participantes iniciais tinham respondido positivamente. Mas curiosamente 1 semana depois (e alguns dias depois de Musk ter atacado a sondagem no Twitter) a sondagem passou de 90% contra para 70% a favor de comprar um Tesla. Algo que Musk também promoveu no Twitter.
Mas surpresa completamente imprevista - a T-Online detetou que 253.000 votos positivos vieram todos do 2 IPs nos Estados Unidos. Infelizmente a T-Online não publicou os IPs usados porque seria interessante de ver a que "gênio" pertenciam. Tendo em conta que não se deu ao trabalho de mascarar os IPs com VPNs, proxies ou bots para que pareça que os votos vieram de locais diferentes provavelmente usou moradas faceis de identificar...talvez nos escritórios de uma empresa de Musk?

0 comentários: