Stellantis apresenta condução autônoma L3

A Stellantis acaba de apresentar o seu sistema AutoDrive de condução autônoma de nível 3. Para referencia apenas a Mercedes e BMW comercializam este tipo de sistema - em breve nos Alfa Romeo, Peugeot e por diante? Mas apesar de estar pronto a Stellantis diz que ainda não vai arrancar já a comercialização deste sistema.

Para referência a maioria dos construtores oferecem sistema de nível 2/2+ que permitem manter o carro na faixa de circulação, manter a distancia a um carro à sua frente e até tirar por alguns segundos as mãos do volante mas sempre mantendo a atenção e prontidão para agarrar o volante. O AutoDrive é um sistema de condução semiautônoma de nível 3 o que significa que faz isso tudo mas o condutor é livre de tirar as mãos do volante para fazer o que quiser. Se eu tivesse uma maquina de café no carro tirava um expresso por exemplo.

Segundo a Stellantis este sistema é capaz de funcionar mesmo em mau tempo, mas tem algumas limitações - os condutores só podem tirar os olhos da estrada a velocidades abaixo dos 60 km\h, mas esse limite pode subir para 95 km\h assim que algumas tecnologias amadureçam.

Curiosamente a Stellantis diz que apesar do sistema está pronto e desenvolvido, "o mercado ainda é limitado para sistemas nível 3". O que não faz muito sentido...e tenho uma teoria porque é que não vão avançar.

O mercado é limitado, mas continuará limitado se mais nenhum construtor saltar para a piscina e um grupo de 12 marcas a oferecer essa tecnologia certamente iria "expandir o mercado". Mas quase que aposto que tem alguma coisa a ver com Elon Musk. A Tesla anda a prometer condução autônoma desde 2014 e ainda não conseguiu sair do nível 2+, e com Musk a comandar as instituições americanas como a NHTSA acho que a Stellantis não quer arriscar uma birra de Herr Musk.

0 comentários: