Temos acompanhado os problemas da Nissan, que segundo fontes internas só tem dinheiro para aguentar até dezembro 2025, e recentemente noticiamos que a Nissan abandonou as negociações para uma parceria com a Honda. Inicialmente a Nissan disse que desistiu porque a Honda mudou as condições iniciais, mas segundo a Reuters orgulho poderá ter sido um fator. Versão automóvel da frase do "orgulho antes da queda"
É importante colocar esta negociação em perspectiva - a Nissan é que precisa de ajuda, a Honda não precisa da Nissan. E tendo em conta como trataram a Renault (com quem ainda tem uma aliança) o pessoal da Honda provavelmente até preferiria não se meter nessa confusão.
É verdade que a Honda mudou a proposta inicial após as primeiras discussões e colocou como condição para aceitar a Nissan como subsidiaria (e não parceira) teria que reduzir o número de trabalhadores e fábricas. Apesar de estar numa posição muito pior, como disse antes fontes internas adivinham falência em dezembro 2025, a Nissan não queria sequer pensar na proposta da Honda e acha que consegue desenrascar-se sozinha.
Num mercado automóvel turbulento atual e ainda a ver que tarifas Trump tira da retaguarda Parece que a Nissan está a sobrevalorizar a sua posição no mercado, valor e capacidade de desenvolver novos produtos - o ultimo Nissan 100% novo foi o Ayria!
No entretanto a Foxconn já veio a publico dizer que está interessada em cooperação com a Nissan e não uma aquisição (ou seja, nada de comprar ações) - mas apenas no fornecimento de serviços de design e produção. Infelzimente a Nissan precisa de muito mais que isso...
0 comentários:
Enviar um comentário