Segundo múltiplas fontes (Kyodo News, WSJ) a Nissan rejeitou a proposta de fusão com a Honda que criaria o 3º maior construtor mundial.
Segundo a Reuters o CEO da Nissan já terá informado o CEO da Honda do fim das negociações, mas o Washington Post ainda não há uma decisão final.
Pelo que parece que a Honda terá tentado mudar os termos do negócio - aceitaram arrancar discussões com a Nissan para uma integração via uma holding company (ou seja, sem fusão) mas depois mudaram a discussão e exigiram adquirir a Nissan tornando-a numa subsidiaria da Honda. Mas segundo a Reuters a Nissan já está à procurar novos parceiros na área das tecnologias, quem sabe a Foxconn que já disse estar interessado em adquirir da Renault os 36% que detém da Nissan.
O tempo está a acabar para a Nissan - em novembro de 2024 o Financial Times noticiou, citando 2 executivos da Nissan, que a marca tinha 12 a 14 meses de vida. Ou seja, até Dezembro de 2025 a Nissan podei falir.
Mas não é a única marca em sérios problemas e em contagem decrescente para falência - a Mitsubishi iria com a Nissan na parceria com a Honda, mas com a possibilidade deste acordo ir por agua abaixo os mais recentes resultados financeiros publicados pintam um quadro bastante negro: os resultados foram 76% abaixo do previsto em maio de 2024.
Falando em parceiros, em resposta a esta noticia a Renault que detém 36% da Nissan, já veio a publico dizer que irá "defender vigorosamente os seus interesses". Será interessante ver o que isso significa - o que ira a Renault fazer? Comprar a Nissan?
0 comentários:
Enviar um comentário