[update]Novo Audi A6 e-tron apresentado

Depois do SUV Q6 a marca alemã apresenta a versão sedan e carrinha Avant - este é o novo Audi A6 e-tron, que terminando num numero par seguindo a nova nomenclatura da Audi é um modelo 100% elétrico. Se estava indeciso entre o Mercedes EQE, BMW i5 ou até um Porsche Taycan a sua escolha ficou mais difícil.

Este é o novo Audi A6 e-tron, que tal como o recentemente apresentado A5, temos também uma mudança de formato da silhueta - desaparece a tradicional silhueta de 3 volumes do A6 adoptando um visual liftback do A7 no Sportback, mantem a versão carrinha Avant. Exteriormente podemos resumir como uma versão sedan do Q6 e-tron, em sedan mantem os 4,93 metros de comprimento do modelo atual mas é 3 centímetros mais largo, coa carrinha Avant a ser 4 centímetros mais alta mas pessoalmente mais dinâmica e atraente. 




A carrinha faz também um melhor trabalho a esconder a enorme bateria de 100 kW qhe se esconde no fundo do novo A6 nos 2,95 metros de distancia entre eixos - no sedan parece aquelas sapatilhas de desporto com solas ridicularmente altas e largas.

A Audi anuncia o novo A6 e-tron como o automóvel de série mais aerodinâmico de sempre - o Sportback consegue um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,21 e a carrinha Avant um coeficiente de 0,24.




No interior continua a ser uma extensão do Q6 e-tron com a mesma organização dos 2 ecrãs OLED para o Virtual Cockpit e sistema multimédia, bem como a opção do 3º ecrã para o passageiro dianteiro. Recebe as mesmas assistências à condução como limitador de velocidade com leitura de sinalização, cruise control ativo, sistema de condução semiautônoma e outras.




Tal como os novos Q6 e Porsche Macan esse novo Audi A6 é baseado na plataforma Premium Platform Electric (PPE) com todas as tecnologias incluindo o novo sistema de torque vectoring e suspensão pneumática capaz de variar a distancia ao solo em 20 milímetros para melhorar a aerodinâmica. Recebe a mesma bateria de 100 kWh (95 kWh uteis) que na versão Performance com um motor elétrico traseiro de 367 cavalos consegue uma autonomia de 757 quilômetros na sedan e 721 quilômetros na versão Avant. Ambas aceleram dos 0 aos 100 km\h em 5,4 segundos.

Mas se 367 cavalos soa-lhe a pouco pode ir para a versão S6 quattro com 2 motores elétricos a debitar um total de 503 cavalos que com o launch control salta para 550 cavalos conseguindo acelerar dos 0 aos 100 km\h em 3,9 segundos e atingir 210 km\h de velocidade máxima. A autonomia sofre passando para 676 quilômetros (em sedan) ou 648 quilômetros (em carrinha Avant). O sistema elétrico de 800 volts aceita carga até 270 kW capaz de carregar dos 10 aos 80% em 21 minutos e compatível com o sistema Plug and Charge.

Mais adiante vamos ter as versões A6 e-tron quattro dual motor com 428 cavalos capaz de 700 quilômetros de autonomia e uma versão de acesso com um motor de 286 cavalos e uma bateria de 83 kWh. Teremos uma versão RS6 e-tron com a mecânica do Porsche Taycan Turbo GT?
update 07-02-2025

0 comentários: