Badge engineering - tão mau quanto soa

Não conheço a versão portuguesa da expressão "Badge engineering", resumidamente quando empresas trocam apenas o logo e o nome num produto pré-existente - não estou obviamente a referir-me ao outro significado "Badge"null (partes intimas femininas). Voltando aos automóveis, que tal recordar alguns exemplos de "Badge engineering" e podem comentar com outros exemplos.




Kia Elan
Em Setembro de 1995 a Kia queria um modelo icónico para a sua gama e resolveu comprar à Lotus os direitos e a maquinaria para produzir o Elan. Trocaram as jantes, o volante, alteraram a suspensão e usaram o motor atmosférico de 1,8 litros de 205 cavalos do Kia Sephia.



Cadillac Catera
Se as imagens do Cadillac Catera lhe parecem familiares não se preocupe, não está errado. Nos anos 90 a Cadillac queria comercializar um modelo mais acessível e por alguma razão acharam que o Opel Omega seria o carro certo para o objetivo. Mudaram o logotipo, deram-lhe um nome ridículo semelhante a cratera e tuto para venderem cerca de 95.000 unidades em 5 anos.




Subaru Traviq
Conhecida pelos seus carros com tração integral e motor boxer este Subaru Traviq não o tem nada disso - mas sendo um Opel Zafira incluía o sistema de bancos Flex7 desenvolvido pela Porsche e o kit de carroçaria OPC na versão Traviq S.



Mas não foi a única mudança de logo no Zafira - além de um Subaru, o Opel Zafira também foi um Chevrolet, um Holden e um Vauxhall.




0 comentários: