Oficial: WLTP demasiado otimista

Ambos Tribunal de Contas Europeu e Comissão Europeia publicaram relatórios que apontam falhas ao circuito de homologação de consumos e emissões WLTP relativamente aos dados de vida real. Estes relatórios estão a ser analisados e podem levar a alterações no protocolo WLTP e por consequência no que os construtores vão comercializar.

Para perceber esta noticia temos que viajar ao passado - uma das consequências do Dieselgate em 2017 substituir o caduco protocolo de consumos New European Driving Cycle (NEDC) pelo Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure (WLTP) que foi desenvolvido usando estudos estatísticos de perfis de condução reais. Mas a análise de dados de vida real mais recentes (obtidos desde 2021 de automóveis particulares) concluiu que os consumos WLTP são demasiado otimistas.

E se estão a perguntar-se como é que a União Europeia obtém dados reais de utilização é porque o seu carro é um chibo - o Regulamento Europeu 2019/631 legislou a instalação (nos automóveis desde 2021 e carrinhas desde 2022) de dispositivos de registo de consumos de combustível (OBFCM - on-board fuel consumption monitoring). Essa informação é recolhida por cada estado membro e enviada para comparação com os dados WLTP oficiais.

Segundo esta analise o WLTP sobrestima os consumos dos automóveis a gasolina em 23,7% e os diesel em 18,1%, com os SUVs mais pesados e veículos de luxo afastam-se mais dos valores WLTP. Relativamente aos PHEVs as emissões de CO2 médias (logo consumos) são 23% melhor que as dos motores de combustão. Mas segundo estes dados reais os PHEV não são carregados tão frequentemente quanto o protocolo WLTP assume.

É importante dizer que esta é a primeira analise deste tipo e provavelmente vamos ter mais um ou dois anos antes de haver dados suficientes para tirar conclusões sólidas. Mas a confirmarem-se estes dados deverá haver uma revisão do WLTP para se aproximar da realidade apertando os motores de combustão gasolina e diesel de todas as capacidades e os PHEV.

0 comentários: